Litoral Leste: Aracati recebe projeto Areninha do Governo do Ceará

6 de dezembro de 2017 - 10:36 # # # #

Wilson Zanini - Repórter
Ariel Gomes - Fotógrafo

O Litoral Leste do Estado foi contemplado com mais um projeto Areninha, na noite desta terça-feira (5). A Câmara Municipal de Aracati recebeu uma comitiva formada pelo secretário Nelson Martins, chefe da Casa Civil; Euler Barbosa, secretário do Esporte; Dedé Teixeira, secretário do Desenvolvimento Agrário e Fátima Lourenço, coordenadora do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), representando o secretário Josbertini Clementino, do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Sílvio Campos.

Representando o governador Camilo Santana, Nelson Martins abriu o seu pronunciamento falando sobre a alegria de estar mais uma vez em Aracati, principalmente numa ocasião para autorizar a construção de um equipamento tão importante como esse Centro de Esporte Para Futebol – Areninha, que será construído na Travessa Padre Pacheco s/n, no bairro Várzea da Matriz e que ficará pronto dentro de quatro meses.

Segundo Martins, a Areninha recém autorizada faz parte de um programa de incentivo ao esporte e à área social para o fortalecimento da juventude e das crianças. “Tanto as Areninhas quanto as Praças Mais Infância, as Brinquedopraças, as Escolas de Educação Infantil e tantas outras fazem parte de um conjunto de ações do Governo, no sentido de incentivar o esporte e a educação, para evitar que os jovens e as crianças se exponham às drogas e às situações de violência “, disse.

Bismarck Maia, prefeito de Aracati, vê com bons olhos a implantação do centro para futebol na cidade. “Aracati foi a única cidade do Ceará a ser contemplada com dois equipamentos desses. Além de um incentivo à população, investir em esporte também é uma forma de incentivar os times de futebol locais”, defendeu.

O titular da pasta estadual do Esporte falou sobre a ordem de serviço, que é o primeiro de dois equipamentos que Aracati vai receber. “Estamos dando ordem de serviço para a Areninha aqui de Aracati, que receberá, em breve, outro equipamento, em Canoa Quebrada. O governador tem priorizado levar esses equipamentos para os municípios onde foi identificada uma maior necessidade de trabalho com a juventude, até mesmo vinculado à questão da violência”, afirmou Euler Barbosa.

Fátima Lourenço defendeu o uso do espaço esportivo como benefício direto para os jovens, mas que também se estende a todos os familiares. “O esporte tem sido priorizado no governo Camilo Santana. As cidades foram escolhidas de acordo com critérios técnicos pré-determinados e Aracati ocupou a vigésima terceira posição, com 13 mil jovens com a idade entre 15 e 29 anos. A expectativa é que a gente possa desenvolver uma parceria cada vez mais forte com a secretaria do Esporte, para que possamos desenvolver, além de ações ligadas ao esporte, mais ações que possam realizar a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social “, defendeu.

Para a construção do equipamento esportivo, Governo e Prefeitura investiram recursos da ordem de R$ 1.614.695,05, sendo R$ 1.291.756.04 do Estado e R$ 322.939,01, de contrapartida do município.

As Areninhas

Assim como as outras Areninhas licitadas, a de Aracati também terá uma estrutura completa, com iluminação, alambrado, grama sintética, banco de reserva, redes de proteção, vestiários, depósitos para materiais esportivos, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação.