Governo do Ceará autoriza construção de Areninha no município de Tianguá

1 de dezembro de 2017 - 15:44 # # # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem
Ariel Gomes - Fotógrafo

Esta sexta-feira (1) foi de comemoração para Tianguá, município da região da Serra da Ibiapaba cearense, que recebeu, na Câmara Municipal, a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção de uma Areninha no município.

A comitiva do Governo foi formada pelo secretário Nelson Martins, chefe da Casa Civil, representando o governador Camilo Santana; Fátima Lourenço, coordenadora do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), representando o secretário Josbertini Clementino, do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e Alcides Feitosa, secretário adjunto do Esporte do Estado, representando o secretário Euler Barbosa.

O equipamento, uma parceria firmada entre o Governo do Ceará, através da STDS, e a prefeitura, será instalado na rua Santo Expedito com Rua Messias Aguiar, no bairro Aeroporto.

Para a realização do empreendimento foram destinados R$ 1.614.695,05, sendo R$ 1.291.755,54 do Estado e R$ 322.939,01 do Município. Num prazo máximo quatro meses, os moradores já terão acesso ao equipamento.

O prefeito Luiz Menezes falou da alegria em receber o equipamento. “Nós e a juventude da cidade recebemos com bom grado essa grande novidade para nós, que é a Areninha. Estamos abraçando essa ideia com muito fervor, porque vai trazer solução para muitos problemas da nossa juventude”, colocou.

Segundo Nelson Martins, a Areninha, um projeto de sucesso em Fortaleza, está indo para o Interior como uma das ferramentas de combate à violência através do esporte. “Um dos grandes problemas do nosso país é a violência, que tem uma ligação muito direta com o uso de drogas. A construção das Areninhas, o incentivo ao esporte, assim como o incentivo à educação, a geração de empregos, são os melhores remédios para combater a violência”, defendeu. “Dentro dessa linha, o Governo do Ceará tem priorizado obras e ações sociais, como forma de atrair a juventude”, frisou.

Fátima Lourenço defendeu o uso do espaço esportivo, como benefício direto para os jovens, mas que também se estende a todos os familiares. “Tianguá tem cerca de 14 mil jovens que poderão fazer uso do equipamento, se organizando através das ligas esportivas. Não só eles, mas também suas famílias, pois o futebol promove tanto o esporte como as relações pessoais na comunidade”, pontuou a coordenadora.

Para o secretário Alcides Feitosa, “a Areninha é um equipamento socioeducativo, tendo em vista que o esporte é uma ferramenta de inclusão social. Além de uma comprovada experiência exitosa, precisamos atentar para a gestão desse equipamento, que cabe a um conselho gestor, eleito pela comunidade. Tão importante quanto a construção é a manutenção”, explicou.

O equipamento

A Areninha de Tianguá receberá uma estrutura dotada de gramado sintético, banco de reserva, alambrados, redes de proteção, vestiários, depósitos para materias esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação. Foram licitadas e serão construídas 42 Areninhas, em municípios escolhidos segundo nota técnica do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), cuja base é o tamanho da população de 15 a 29 anos de idade da zona urbana.

Participaram do evento os deputados estaduais Gony Arruda e Augusta Brito; o vereador Valdeci Vieira, presidente da Câmara Municipal de Tianguá; o engenheiro Antônio Araújo, representando o superintendente do DAE, Sílvio Campos, dentre outras autoridades locais.