Eusébio e Cascavel são contemplados com o projeto Areninha

22 de novembro de 2017 - 15:02 # # # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem
Tiago Stille - Fotógrafo

Mais dois municípios cearenses são contemplados com o projeto Areninha. Na manhã desta terça-feira (22), o secretário Nelson Martins, chefe da Casa Civil, representou o governador Camilo Santana na assinatura de duas ordens de serviço para a construção dos equipamentos no Eusébio e em Cascavel. Na comitiva, os secretários do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, e dos Esportes, Euler Barbosa.

As Areninhas contarão com uma estrutura dotada de gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, redes de proteção, vestiários, depósitos para materias esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação. O investimento para a construção dos equipamentos é da ordem de R$ 1.631.318,10, no município de Eusébio e R$ 1.657.654,19, em Cascavel.

“Nós estamos dando essas ordens de serviço, junto com os secretários Josbertini Clementino e Euler Barbosa. São duas Areninhas importantíssimas, uma no Eusébio e outra em Cascavel, onde o governo entra com 80% dos recursos, com uma parceria de 20% das prefeituras”, explicou Nelson Martins.

O secretário destacou ainda a vocação do Governo do Ceará para desenvolver ações sociais. “Esse programa das Areninhas faz parte de um conjunto de ações para combater a violência e a insegurança, não somente com a estrutura da polícia, mas com ações sociais, como as praças Mais Infância, brinquedopraças, brinquedocreches, Areninhas, Campinhos, Cartão Mais Infância, gratuidade para quem vai tirar a CNH, para os agricultores familiares e tantos outros”, concluiu.

“É importante salientar a importância que o governador Camilo Santana tem dado na área dos projetos sociais do governo. Essas Areninhas são uma forma de fortalecer as políticas públicas dos esportes, mas também as políticas públicas da juventude “, afirmou o secretário Josbertini. “A gente tem percorrido o Ceará e é muito bom ver a empolgação e o envolvimento de muitas prefeituras, com projetos ligados ao esporte. Essas Areninhas são um marco, porque o esporte está na agenda e é uma das prioridades do governador Camilo Santana”, afirmou Euler Barbosa.

Segundo o prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, “o esporte, a cultura, a ação social e a educação são os principais elos para a ocupação da juventude, buscando minorar o assédio do mundo criminal através das drogas. Com a inauguração desta Areninha, nós vamos simar esforços em prol desse propósito”, defendeu.

A prefeita Ivonete Queiroz, de Cascavel, agradeceu a parceria com o Governo do Ceará. “Nós estamos aqui fazendo esse trabalho de parceria. Isso é importante, porque esse projeto intensifica a política de valorização da cidadania, além de promover a boa prática do esporte”, pontuou.

Areninhas

O projeto das Areninhas busca fomentar a transformação social de crianças e jovens em áreas consideradas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e alta taxa de vulnerabilidade social.

Os eventos tiveram a participação do deputado estadual Bruno Gonçalves e demais autoridades.

Ouça

O secretário Nelson Martins falou sobre a importância das Areninhas para o Pacto por um Ceará Pacífico.

O secretário do Esporte, Euler Barbosa, destacou a importância do esporte nas políticas públicas do Governo do Ceará em parceria com os municípios.

O secretário da STDS, Josbertini Clementino, destacou a importância das areninhas para fortalecer as políticas de juventude.