Governo do Ceará conhece projeto pioneiro de aterro sanitário em Senador Pompeu e anuncia obras em Quixelô

19 de novembro de 2017 - 08:14 # # # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem

O secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, acompanhado da secretária Nicole Barbosa, da pasta do Desenvolvimento Econômico, visitou, na manhã deste sábado (18), o município de Senador Pompeu, no Sertão Central cearense. Representando o governador Camilo Santana, o secretário participou do evento da Implantação de um Aterro Sanitário, que objetiva a extinção dos lixões e que envolverá 23 municípios circunvizinhos.

“Estou muito feliz em retornar a Senador Pompeu e de participar de um palanque como esse e de uma atividade dessa grandeza. É um privilégio. Vocês estão dando um grande exemplo e esse exemplo vai se espalhar por todo o Ceará. É um belo exemplo de parceria público-privada, com os 23 municípios envolvidos”, comentou o secretário. “Esse projeto traz muitas vantagens, como a extinção dos lixões, criação de uma central de tratamento de resíduos sólidos, reciclagem e a posterior produção de energia, através do gás metano. A produção de energias alternativas é uma vertente do Governo do Ceará, que procura dar incentivos”, concluiu Nelson.

Segundo a secretária Nicole, “é muito gratificante ver o envolvimento de mais de 20 municípios nesse que é o primeiro aterro sanitário ecologicamente correto. Além da preocupação com o meio-ambiente, o empreendimento, pioneiro no Ceará, vai gerar mais emprego e renda para a região”, disse.

Já para o prefeito Maurício Pinheiro, acabar com 23 lixões tem uma importância ecológica muito grande. “Hoje é o pontapé inicial desse grande empreendimento. Senador Pompeu é pioneiro. Aqui estamos dando o exemplo para todo o estado do Ceará, onde a ideia é zerar os lixões”, comemorou.

Estiveram presentes ao evento o deputado federal Aníbal Gomes; os prefeitos Darlan, do município de Milhã e Bismarck, de Piquet Carneiro, entre outras autoridades.

Visita a Quixelô

Ainda no sábado a tarde, Nelson Martins visitou o município de Quixelô, onde participou de uma reunião com a prefeita do município, Fátima Gomes, e vereadores da base. Em seguida visitou a obra do abatedouro, onde anunciou que o governador Camilo Santana autorizou a liberação dos recursos, da ordem de R$ 333.786,04, para a conclusão dos serviços. O secretário esteve também nas comunidades de Umarizeirinho e Acampamento, onde anunciou o início das obras de sistemas de abastecimento d’água e também esteve nas comunidades de Gaspar e Riacho do Meio, onde pôde constatar a felicidade dos moradores, devido à conclusão das obras de sistemas de abastecimento d’água.