Aracati recebe ordem de serviço para implantação de sistema de abastecimento d´água

16 de novembro de 2017 - 14:01

Obra do Projeto São José investe R$ 810.155,54 em segurança hídrica e beneficia 127 famílias da comunidade Aroeira

O Governo do Ceará assina nesta quinta-feira (16) uma ordem de serviço para implantação de Sistema de Abastecimento d´Água na comunidade de Aroeiras, no município de Aracati. A solenidade acontece na comunidade Aroeiras, às 17h, e conta com as presenças do secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e do secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira. O investimento previsto com a iniciativa é de R$ 810.155,54 e beneficia 127 famílias da comunidade rural.

Somente por meio do Projeto São José, o Governo do Ceará dá início neste semestre a obras de abastecimento d’água em 81 comunidades rurais de 38 municípios cearenses. O investimento previsto com a contratação das 14 empresas responsáveis por conduzirem a implantação dos sistemas de abastecimento d’água é de R$ 46.786.078,73 e a recompensa é o bem-estar de 8.780 famílias espalhadas por todo o território cearense.

“A água na torneira e no chuveiro de casa é mais cidadania e a certeza de que o Estado do Ceará está no rumo certo do desenvolvimento rural”, atesta o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira.

Segurança hídrica

A instalação de sistemas de abastecimento d´água é uma das estratégias adotadas pelo Governo do Ceará no combate aos efeitos da estiagem prolongada dos últimos seis anos. Além disso, as comunidades rurais contam com ações como a perfuração de poços, entrega de adutoras de engate rápido (AMRs), Operação Carro-Pipa, em parceria com o Ministério da Integração, que conta com mais de 1.800 veículos distribuindo água por todo o Ceará, entre outras intervenções.

“Só para vocês terem ideia, a quantidade de poços profundos perfurados nos últimos dois anos e meio chega a 40% de todos os poços perfurados nos 30 anos de história da Sohidra”, frisa o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins.

Além dos quase 4 mil poços, o governo Camilo Santana já quebrou paradigmas ao entregar 350 km de adutoras de montagem rápida (AMRs) e mais de 1.110 chafarizes. Por fim, o Governo do Ceará adquiriu sete máquinas perfuratrizes, desburocratizando e barateando a perfuração de poços, e instalou 358 sistemas de dessalinização da água por todo Estado.

Somado ao grande esforço com as medidas tomadas para garantir a convivência com o semiárido nordestino, o Governo do Ceará acompanha as obras de Transposição das Águas do Rio São Francisco, obra do governo federal realizada pelo Ministério da Integração, e irá concluir a interligação das águas do Velho Chico com o açude Castanhão e a partir daí até a capital Fortaleza por meio do Eixão das Águas.

“Sendo concluídas as obras da Transposição e do Cinturão das Águas ficamos mais tranquilos ao oferecermos a população cearense uma melhor segurança hídrica”, conclui Nelson.

Mapa de obras

A solenidade em Aracati representa a 41ª assinatura de ordem de serviço pelo Projeto São José no bimestre. Do dia 29 de setembro até aqui, já receberam solenidades como esta os seguintes municípios: Beberibe (comunidade Alto Alegre do Davi II), Cascavel (Brito II, Alagadiçinho e Sítio Neves I e II), Choró (Canafístula) e Crateús (Cajazeiras, Carrapateira dos Gonçalves / Barra d´água dos Inácios / Barra dos Bonfins, Curralinho do Tomaz, Ipojuca / Pau Ferro, Bom Jesus, Rosário, Santa Luzia / Barro Vermelho, Tucuns e Várzea da Grota) e Guaraciaba do Norte (Extremas).

Além destes municípios: Itatira (Lagoa Seca e Xeren I e II), Morada Nova (Assentamento Aroeira), Novo Oriente (Bonfim, Central dos Sales e Morgado), Ocara (Assentamento Melancias, Bola de Cima, Uiara / Juazeiro, Lagoa do Velho, Lagoa Nova Borges e Lagoa Redonda), Palhano (Jurema), Quixadá (Caracol / Tamanduá), Redenção (Pirambu e Susto I e II), Russas (Lagoa Grande, Mundo Novo e Sítio Bandeira / Coaçu), Saboeiro (Vila Flamengo), São Benedito (Carnaúba I / Chapada I, Chapada II, Cruz de Raio, Pau d´Arco e Santo Reis) e Senador Pompeu (Genipapeiro I e II e Lindóia).

A programação prevê ainda que, até o final deste ano, os seguintes municípios recebam ordens de serviço pelo projeto: Alto Santo (comunidade Várzea de Baixo), Banabuiú (Veneza), Camocim (Morguinho e Moreias), Canindé (Carnaúba dos Barroso), Cariús (Muquém I e Muquém II), Catarina (Figueiredo e Chapada), Icó (Mulungu), Independência (Jucá), Itapipoca (Taboca Lajinha), Jaguaruana (Campo Grande, Frutuoso, Mato Fernandes e Pitombeira), Limoeiro do Norte (Faceira) e Mombaça (Boa Vista Velha, Sítio Divisão, São Batista dos Pereiro e Caiçara / São Miguel).

Por fim: Parambu (São Gonçalo, Umbuzeiro e Serrote Queimado), Piquet Carneiro (Sítio Conceição e Sítio Maniçoba), Quixelô (Umarizinho e Vila Acampamento), Quixeramobim (Barrocas / Onça, Trapiá e Volta), Santa Quitéria (Santa Cruz / Marrecas I e II), Solonópole (Itaúna), Tabuleiro do Norte (Comunidade de Mundo Novo), Trairi (Bacumixá de Baixo, Carro Quebrado / Fazenda Velha, Lagoa do Bacumixá, Porão Carás I e Porão Carás II) e Viçosa do Ceará (Cajueiro do Ubari e Vambira I).

SERVIÇO

Assinatura de ordens de serviço para implantação do Sistema de Abastecimento d´Água da comunidade Aroeira

Local: Comunidade Aroeira – Aracati/CE
Data: 16/11/2017