Ocara: 479 famílias comemoram água nas torneiras

26 de outubro de 2017 - 10:31 # # #

Marina Filgueiras - Repórter
André Gurjão - Fotógrafo

Ao todo serão beneficiadas 7 comunidades rurais beneficiadas com sistemas de abastecimento d’água através do Projeto São José III

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, assinou na última quarta-feira (26) 6 ordens de serviço para sistema de abastecimento d’água, através do projeto São José III, beneficiando 479 famílias de 7 comunidades rurais do município de Ocara, no Maciço do Baturité. A previsão é que em 4 meses essas famílias já estejam com água nas torneiras.

As comunidades beneficiadas foram Melancias, Uiara/Juazeiro, Bola de Cima, Lagoa do Velho, Lagoa Nova Borges e Lagoa Redonda . Participaram do evento o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, secretário Chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e deputado estadual Júlio César.

“Ocara cresceu economicamente e isso é de grande responsabilidade da área rural, pois a agricultura é a principal fonte de renda do município. O sonho da água nas torneiras está cada vez mais próximo, daqui a quatro meses voltaremos aqui para inaugurar esses sistemas que são tão importantes para essas famílias que ainda sofrem com a falta d’água”, comemorou o secretário Dedé Teixeira.

Ainda segundo o secretário, o compromisso do governador Camilo Santana com as áreas rurais, principalmente com serviços hídricos é exemplar. “O Governo do Ceará colabora, todos os dias, com a zona rural, são projetos de cisternas, água doce, dessalinizador, reuso, entre outros que fazem com que a vida, hoje, do homem do campo seja com a melhor qualidade possível”.

O total do investimento para o município de Ocara é de R$ 1.902.809,61, através de parceria do Governo do Ceará e do Banco Mundial, através do Projeto São José III.

O agricultor e presidente da Associação Bola de Cima, Jeová Portela, não escondeu a alegria por receber um documento que significa água para 61 famílias da comunidade que mora. “É muito gratificante a gente receber, das mãos de pessoas tão importantes, esse documento que significa muito pras pessoas que precisam de água. É a realização de um grande sonho. Nós precisávamos de água e luz. A luz já chegou e dentro de quatro meses chegará a água. É muita felicidade”.

Sistemas de Abastecimento D’água

Ao todo serão 14 empresas trabalhando em 81 comunidades de 38 municípios. Um investimento de mais de R$ 48 milhões que vai levar água nas torneiras para centenas de cearenses. A instalação de sistemas de abastecimento d´água em comunidades rurais é uma das estratégias adotadas pelo Governo do Ceará no combate aos efeitos da estiagem prolongada dos últimos seis anos.

Para o secretário Nelson Martins, os sistemas de abastecimento d’água são um dos projetos mais importantes do Governo do Ceará, pois leva o bem precioso que é a água, para dentro da casa das pessoas. “Vamos continuar com a 2ª etapa do Projeto Paulo Freire que terá novos investimentos, novas comunidades e novas alegrias”.

O secretário ainda destacou que os projetos agrários são prioridades do governador Camilo Santana, que luta diariamente por recursos para não deixar que o homem do campo receba projetos e ações que melhorem não só a renda, como também a qualidade de vida. “Os projetos produtivos são extremamente importantes em conjunto com a chegada da águas, pois é produção da renda do agricultor que beneficia, em muitos casos, a família inteira”.

Participaram também do evento a prefeita de Ocara, Amália Pereira, chefe de gabinete da prefeitura, José Elieudo, presidente da Câmara, Oéucio Cândido, representante da Empresa Cimencol, Germano Vasconcelos, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Agrário de Ocara, Salviano Freire, além de demais secretários municipais e vereadores.