Governo do Ceará autoriza obras do projeto São José III para quase 400 famílias de Itatira e Redenção

20 de outubro de 2017 - 09:49 # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem
Ariel Gomes - Fotógrafo

As obras referem-se às comunidades de Xeren I e II, Lagoa Seca, Susto I e II e Pirambu e terão um investimento da ordem de R$ 1.784.552,21

O Governo do Ceará, representado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, autorizou, nesta quinta-feira (19), obras ligadas ao projeto São José III em Itatira e Redenção, municípios do Sertão de Canindé e do Maciço de Baturité, respectivamente. As ordens de serviço somam um investimento de R$ 1.784.552,21 e referem-se à implantação de sistemas de abastecimentos d’água, com adutoras, reservatórios com tratamento, redes de distribuição e ligações domiciliares. Com as obras, 394 famílias das comunidades Xeren I e II, Lagoa Seca, Susto I e II e Pirambu terão água nas torneiras.

De manhã foram assinadas as ordens de serviço ligadas às comunidades de Xeren I, Xeren II e à comunidade de Lagoa Seca, todas em Itatira, beneficiando diretamente 186 famílias, com um investimento de R$ 875,3 mil. À tarde foi a vez das comunidades de Susto I, Susto II e Pirambu, ligadas ao município de Redenção. Foram autorizadas as construções de sistemas d’água, que beneficiarão 208 famílias, com um investimento de mais de R$ 900 mil. O evento teve a participação do secretário da Fazenda, Mauro Filho.

De acordo com Nelson Martins, essas são obras importantíssimas do projeto São José III. “Em Itatira, estamos beneficiando essas comunidades, que terão acesso à água tratada, encanada e de qualidade. Isso representa uma melhoria da qualidade de vida dessas quase 200 famílias”, disse. Em Redenção, o secretário falou da importância das ações ligadas ao projeto. Segundo ele, “com a chegada da água nas torneiras e chuveiros, as 208 famílias, além da melhoria na qualidade de vida, terão mais acesso à saúde”, reforçou.

“Esse projeto teve um primeiro momento, com investimentos de US$ 150 milhões e o governador Camilo Santana já encaminhou para a Assembleia Legislativa – que já aprovou – a segunda etapa, com mais U$ 150 milhões. Todo esse programa faz parte da área de recursos hídricos. O governador tem dado toda a prioridade a essas ações, para reduzir o sofrimento do povo cearense”, comentou.

Itatira

O prefeito de Itatira, Antônio Almir, “o momento é de agradecer ao governador Camilo Santana. A gente vê que o governador não tem medido esforços. É sistema de abastecimento de água, creche, escola profissionalizante sendo construída, brinquedopraça, tudo para melhorar a situação das nossas famílias”, destacou.

Famílias como a do agricultor José Cristino Marcolino, de 66 anos, que recebe o benefício com agradecimento. “É um prazer enorme receber o benefício. Agradeço imensamente, porque a gente esperou muito por isso. A gente não tinha água tratada. Agora a comunidade vai ter água tratada e mais saúde”, comemora.

Redenção

O secretário da Fazenda do Estado, Mauro Filho, falou do compromisso assumido de implantar os sistemas d’água nas comunidades de Redenção. “São mais de três anos lutando para trazer essa obra para essas comunidades. Com a transferência das ações do projeto Água Para Todos para o projeto São José III, tivemos que relicitar a obra para agora podermos resgatar esse compromisso com o município. Isso mostra o compromisso do governador Camilo Santana com a população cearense, em especial com um produto que é vital para nossas vidas, que é o abastecimento d’água”, disse.

O prefeito de Redenção, David Benevides, também agradeceu. “O governador inaugurou a estrada que liga Antônio Diogo à Ocara, uma solicitação antiga; o asfaltamento da sede de Redenção e hoje, mais uma vez presente, trazendo água para dentro das residências das comunidades, beneficiando mais de 200 famílias. Governador, pode ter certeza que aqui em Redenção o senhor tem muitos torcedores de sua administração”, agradeceu.

Já para o agricultor Raimundo Orisvildo Cavalcante, 76, morador da comunidade de Susto, a obra trará mais conforto e comodidade. “Vai ficar bom demais. Aqui a gente fica até 30 dias sem água, às vezes. Ter água na torneira é um sonho. A gente pode até passar sem comida, mas sem água não”, explicou.

Após a solenidade de Redenção, o secretário Nelson Martins, acompanhado do prefeito de Guaiúba, Marcelo Fradique, realizou uma visita informal ao canteiro de obras do primeiro condomínio industrial do setor químico do Estado. Segundo o prefeito, “são 22 empresas que irão se instalar no município de Guaiúba, trazendo renda para o município e para o estado do Ceará, com 2.800 empregos diretos e, segundo estudos, um impacto de sete mil empregos indiretos. Isso tudo graças ao investimento do Estado, através da Adece, em parceria com o município. Se não fosse Camilo Santana, esse sonho dos guaiubenses não estaria acontecendo”, destacou.

Ouça

Segundo o secretário Nelson Martins as obras representam mais qualidade de vida para as famílias beneficiadas.

O secretário da Fazenda do Estado, Mauro Filho, falou do compromisso assumido de implantar os sistemas d’água nas comunidades beneficiadas.