Ceará de Ponta a Ponta: população de Pindoretama recebe trecho pavimentado

30 de setembro de 2017 - 08:21 # # # # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem
Ariel Gomes - Fotógrafo

Mais um município cearense recebe investimento em infraestrutura rodoviária. Localizado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Pindoretama recebeu, nesta sexta-feira (29), a inauguração da pavimentação da rodovia CE-585, trecho que liga o entroncamento da CE-454 (Pratiús) à localidade de Coqueiro do Alagamar. A solenidade contou com as presenças do secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, que representou o governador Camilo Santana, e do superintendente do Departamento Estadual de Rodovias – DER, Sérgio Azevedo.

São 3,62 quilômetros de extensão, que trarão benefícios diretos para a população de Pindoretama e distritos circunvizinhos. O investimento na obra foi de R$ 863.636,63, do Tesouro do Estado e refere-se a serviços preliminares, revestimento asfáltico e sinalizações horizontal e vertical.

A obra faz parte do Programa de Logística e Estradas do Ceará, ‘Ceará de Ponta a Ponta’, lançado em 2016, que tem investimentos de quase R$ 2 bilhões (R$ 1.917.247.180,73). O programa prevê melhorias em 2.063,31 km de rodovias estaduais até 2018, integrando municípios e atendendo demandas deste novo momento do estado.

Durante a solenidade, o secretário Nelson Martins falou sobre a constante preocupação do governo do Ceará em manter e aprimorar a s rodovias do Estado. Essa estrada tem grande importância, porque irá se juntar a uma malha rodoviária de cerca de 7.800 km de estradas estaduais pavimentadas”, disse. Temos o programa Ceará de Ponta a Ponta, lançado pelo governador Camilo Santana recentemente, com um conjunto de obras de cerca de R$ 400 milhões e deve ser lançado em outubro, outro pacote de obras com o mesmo montante”, comentou.

O prefeito de Pindoretama, Valdemar Araújo da Silva Filho, agradeceu a pavimentação da estrada. “Este era uma antiga reinvindicação das comunidades, agora é uma realidade”, Para o superintendente do DER, Sérgio Azevedo, “esses 3,6 km são de suma importância, porque trazem um benefício para a comunidade, na área do lazer, da educação, da saúde, do comércio, da saúde, turismo e, principalmente, aproximando as famílias”, explicou.

Investimentos na RMF

Em 2017, somente na Região Metropolitana de Fortaleza, já foram concluídos 29,52 km de obras rodoviárias de duplicação, referentes a investimentos da ordem de R$ 49 milhões. São 109 km de duplicação (R$ 267,3 milhões) e 17,8 km de pavimentação (R$ 20,7 milhões) em andamento na região. A RMF também aguarda o início obras de duplicação de 37,4 km da CE-060, trecho que liga Pacatuba à Redenção, com investimentos de 63,9 milhões.

Benefícios para a população

Para os moradores da comunidade de Pratiús, Francisca Santos Freitas, de 54 anos e Genilson Procópio de Freitas, 59, a pavimentação do trecho, que passa em frente à residência do casal, só trouxe melhorias para as comunidades envolvidas. “Até para fazer a caminhada está mais seguro. A gente anda mais livre. Agora temos menos poeira dentro de casa”, comentou a dona de casa. O senhor Francisco destaca o quanto foi aguardada a intervenção no trecho. “Essa pavimentação é um sonho antigo do povo dessas comunidades. Agora foi realizado. Pra se ter uma ideia, até o serviço de transporte, de táxi, com carros e motos, ficou mais barato, pelas condições boas da estrada”, concluiu.

Participaram da solenidade o secretário Dedé Teixeira, da SDA e o deputado estadual Sérgio Aguiar,