Litoral Norte: população de Acaraú é beneficiada com investimentos em recursos hídricos

22 de setembro de 2017 - 15:18 # # # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem
Marcos Studart - Fotos

A localidade de Mirindiba, em Acaraú, no Litoral Norte do Estado, amanheceu em festa nesta sexta-feira (22). O secretário Nelson Martins, da Casa Civil, representou o governador Camilo Santana no evento de inauguração de seis sistemas de abastecimento d´água. São 429 famílias beneficiadas dentro do Programa Água Para Todos, que também contemplou as localidades de Carrapateira, Falcão 1, Grolado, Macabeu e Lagoa Grande. As obras totalizam um investimento de r$ 1.384.682,89.

Desde o início do programa, já foram entregues 473 sistemas de abastecimento, sendo 271 de 2015 até hoje. Do mesmo ano para cá, o Governo do Ceará já entregou 40.487 cisternas (de placa, polietileno e enxurrada).

Em seu discurso, Nelson Martins destacou o esforço conjunto que tem sido feito em prol das comunidades rurais e falou da importância do Projeto São José III, de abastecimento d’água e projetos produtivos. “Nós já temos a primeira fase do projeto sendo desenvolvida, com investimento de US$ 150 milhões, e já foi aprovada na AL a segunda fase, com mais US$ 150 milhões de investimento”, comemorou. Ele citou ainda que o Ceará tinha 150 municípios considerados do semiárido. Devido ao trabalho dos representantes junto às esferas estadual e federal, conseguiu-se a inclusão de mais 15. “Faltam apenas 19 municípios. Isso significa mais vantagens e melhores condições nos investimentos, com juros menores”, disse.

O secretário tratou ainda da viagem do governador Camilo Santana à China. “Nós estamos muito próximos de ter uma refinaria no Ceará, que juntamente com a siderúrgica, irá fomentar o desenvolvimento do Ceará”, explicou.

Os beneficiados

Beneficiados pelos sistemas de abastecimento d’água, moradores de Mirindiba comemoraram a chegada da água nas torneiras. Para o agricultor Edmilson Geraldo Alves, 44, “se não fosse o Governo a comunidade estaria numa situação muito ruim. Desde os anos 70 que a gente espera por uma obra como essa. Aqui em Mirindiba, a gente só conseguia água com bombeamento manual, agora temos água na torneira”, comentou.

A agricultora e rendeira Ivoneide Costa de Oliveira foi mais uma moradora beneficiada com a ação. Se não fosse essa iniciativa, todos nós da Mirindiba estaríamos indo pegar água com balde, e bem distante. Agradeço muito por ter água em casa hoje”, concluiu.

Participaram do evento o deputado estadual Manoel Duca, o prefeito de Acaraú, Alexandre Ferreira Gomes, e Abelardo Camurça, coordenador do Programa Água Para Todos, pela SDA, dentre outros.

Outros investimentos

Após a inauguração, o secretário Nelson Martins, acompanhado do prefeito de Acaraú, Alexandre Ferreira Gomes, e do deputado estadual Manoel Duca, visitou as obras da praia de Arpoeiras, onde o Governo do Ceará desenvolve três etapas de serviços: a pavimentação asfáltica, já concluída, com investimento de R$ 1,9 milhão; a iluminação, com investimento de R$ 480 mil, e a urbanização, com investimento de R$ 2,6 milhões.

O secretário Nelson Martins destacou o esforço que tem sido feito em prol das comunidades rurais, citando a importância do Projeto São José III.