Governo do Ceará assina memorando de entendimento com o Porto do Roterdã

22 de março de 2017 - 14:52 # #

WEB IMG 8343

Governador Camilo Santana diz que futura parceria será importante para atrair novos investidores ao estado

WEB IMG 8341“Hoje é um dia muito importante e histórico para o Ceará”, disse o governador Camilo Santana, após assinar nesta quarta-feira (22), na Holanda, o memorando de entendimento entre o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e o Porto de Roterdã, um dos principais equipamentos em movimentação de cargas do mundo e o maior equipamento da Europa. “Essa futura parceria entre o CIPP e o Porto de Roterdã, com a expertise e a credibilidade do porto holandês, será fundamental para atrair novos investidores para o estado. Serão mais empregos e mais oportunidades para o povo cearense”, comemorou o governador.

WEB IMG 8342Durante a solenidade, realizada no Centro de Convenções do Porto de Roterdã, o CEO do equipamento holandês, Allard Castelein, destacou a importância da parceria para alavancar negócios para o estado. “Estamos muitos satisfeitos com a visita de hoje do senhor governador e da comitiva brasileira. Essa assinatura (do memorando) poderá trazer oportunidades de novos investimentos para o Ceará”, citou o CEO do porto, que movimenta quase 500 milhões de toneladas por ano.

Nos próximos meses, uma comitiva holandesa deverá visitar o CIPP para realizar estudos sobre o local. O presidente da Cearaportos, Danilo Serpa, explica que a futura sociedade de gestão agregará o know how dos holandeses em atração de investimentos ao Porto do Pecém. “O Porto de Roterdã deixou de ser apenas um porto e hoje tem relações comerciais no mundo todo. Em Omã, por exemplo, eles levaram 21 empresas para lá”.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Beto Studart, ressaltou que a parceria representará um novo status para a indústria cearense. “O Governo do Estado deu um passo significativo com relação à logística do Ceará e vai privilegiar, também, outros estados brasileiros. É um fato grandioso, que será fundamental para o nosso futuro e representará um novo status para nossa indústria e para o desenvolvimento econômico do Ceará”, disse Studart.

Holanda

A assinatura do memorando de entendimentos desta quarta-feira encerrou a missão comercial do Ceará na Holanda. Na última segunda-feira, o governador Camilo Santana se reuniu com o prefeito de Roterdã, Ahmed Aboutaleb, para tratar sobre parcerias entre a cidade holandesa e o estado. Ontem, em evento organizado pela embaixada brasileira, Camilo Santana apresentou as potencialidades cearenses a cerca de 300 empresários europeus durante o 12o Brazil Network Day. “Tivemos dias muito proveitosos aqui na Holanda, onde pudemos apresentar o nosso estado a centenas de empresários e ao poder público holandês. Temos boas possibilidades de negócios”, citou o governador do Ceará.

22.03.2017

Thiago Cafardo