Gestores de 122 municípios cearenses participam de Encontro do Sistema Estadual de Cultura

21 de março de 2017 - 16:05 # # # #

Rfabiano-3

O Teatro Carlos Câmara, no Centro de Fortaleza, ficou lotado, na manhã desta terça, 21/3, para o Encontro do Sistema Estadual de Cultura, iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. São mais de 300 participantes, entre prefeitos e prefeitas, secretários e secretárias de Cultura, gestores e gestoras culturais de cidades de todas as regiões do Estado.

Já são 122 municípios representados, em um grande momento para a construção coletiva da política cultural do Ceará, com a Secult dialogando diretamente com os gestores.

O encontro continua nesta tarde e nesta quarta-feira, com transmissão online pelo Facebook da Secult e dos equipamentos culturais. Comprovando a grande repercussão do evento, a transmissão contou com mais de 33 mil visualizações na manhã desta terça-feira, possibilitando a participação em tempo real de cearenses de todas as regiões.

Agradecendo pela participação de todos, o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, destacou as ações realizadas pela Secult nos primeiros dois anos de gestão e os eixos da política cultural do Estado, com as ações para este ano e para 2018.

Também prestou homenagem a Rosiane Limaverde, fundadora da Casa Grande/Memorial do Homem Kariri, falecida na manhã desta segunda-feira, e a seu legado de formação de crianças e jovens por meio da arte e da cultura. A nota de pesar publicada pela Secult foi lida, sob muitos aplausos, em uma homenagem dos secretários de Cultura de todo o Estado a Rosiane, esposa do atual secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins.

Ampliação do orçamento da cultura

O secretário enfatizou a importância do Encontro para a relação da Secult com os gestores e gestoras municipais de Cultura, a partir das premissas do Sistema Estadual da Cultura.

E destacou as ações para o cumprimento das metas do Plano Estadual de Cultura, aprovado em 2016, como a ampliação do orçamento estadual para a cultura, para 1,5% do orçamento do Poder Executivo Estadual, até 2018. Orçamento que subiu de R$ 81 milhões em 2014 para R$ 142 milhões neste ano e que, cumprindo a meta, deverá chegar a R$ 185 milhões em 2018.

Cultura na agenda do governo

Secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Nelson Martins, representou o governador Camilo Santana. “Parabenizamos o Fabianopelo grande trabalho no Estado. e agora assumindo a presidência do Fórum Nacional dos Dirigentes Estaduais de Cultura. É uma forma de valorizar nosso Estado, nossa cultura e nossa Secretaria, a mais antiga de todo o Brasil”, destacou Nelson Martins.

“Não só a Secult, mas também o governador, a Casa Civil, estamos à disposição para contribuir com a evolução da nossa cultura, aqui no Ceará”.

A continuidade da política cultural

“Estou muito feliz de estar aqui e tenho a sensação de que daqui a 10 anos vamos comemorar os 60 anos dessa grande Secretaria da Cultura, que tem prestado um grande serviço ao Estado do Ceará”, destacou a secretária da Cultura de Aracati e ex-secretária da Cultura do Ceará, Claudia Leitão, na manhã desta terça-feira, 21/3, no Teatro Carlos Câmara, no Encontro do Sistema Estadual da Cultura, promovido pela Secult.

“Os 50 anos (da Secult) não são só uma data simbólica. Mas é reconhecer uma ousadia. O primeiro estado a criar uma Secretaria da Cultura. Não há política social sem primeiro uma política cultural. E não há proposta de desenvolvimento que não passe pela cultura”, acrescentou.

Fabiano dos Santos cumprimentou a ex-secretária e parabenizou pelos frutos da política cultural . “Na gestão dela eu participei, como coordenador de Políticas de Livro, Leitura. Era muito jovem, professor, e a partir dali iniciamos um trabalho com políticas públicas na cultura”.

Encontro continua

O Encontro do Sistema Estadual de Cultura continua na tarde desta terça-feira, 21/3, com a apresentação da secretária adjunta da Cultura do Estado do Ceará, Suzete Nunes, e dos diversos coordenadores da Secult, sobre os eixos temáticos da política cultural. Sempre tendo em foco a participação dos municípios e dos gestores culturais das cidades.

Na quarta-feira, 22/3, o Encontro segue a partir das 9h da manhã, no Theatro José de Alencar, e na sede da Secult a partir de 14h, com atendimento aos prefeitos e secretários de Cultura.
21.03.2017

Assessoria de Imprensa da Secult