Empresa alemã vence leilão do aeroporto Pinto Martins e investirá R$ 1,4 bi

16 de março de 2017 - 15:22 # # # #

Governador Camilo Santana e prefeito Roberto Cláudio comemoraram resultado do leilão, que foi realizado em São Paulo

O Aeroporto Internacional Pinto Martins foi leiloado na manhã desta quinta-feira (16), na sede da Bolsa de Valores de São Paulo. A empresa alemã Fraport foi a responsável pelo arremate por R$ 425 milhões e deve investir R$ 1,4 bilhão na modernização e na ampliação do aeroporto. Presentes no processo de venda do terminal de Fortaleza, o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio afirmaram ser um marco histórico para a evolução estrutural da aviação do Ceará, trazendo ganhos no setor do turismo e elevando a capital cearense na disputa pelo hub da Latam no Nordeste.
“Fiquei muito feliz de participar deste momento, que vai marcar o futuro, não só do Aeroporto de Fortaleza, mas do Estado. O aeroporto vai passar por investimentos e vai se modernizar, oferecer mais conforto. Vai passar pela ampliação da sua área. Tudo isso é fundamental para a nossa disputa pelo hub da Latam no Nordeste. Isso era uma das condições que nos favorecia para a disputa e hoje conseguimos concluir, após praticamente dois anos, com esse leilão”, afirmou Camilo Santana.

O prefeito Roberto Cláudio parabenizou a articulação do governador junto ao Governo Federal, Agência Nacional de Aviação Civil, Secretaria de Aviação Civil, e outras representações que possibilitaram o sucesso no leilão do Pinto Martins. O chefe do Executivo municipal mostrou otimismo quanto ao novo patamar que a Capital alcançará na disputa pela estrutura da Latam no Nordeste. “Esse processo vai garantir a Fortaleza um investimento de mais de R$ 1 bilhão para ampliar o terminal de passageiros, ampliar o terminal de cargas, modernizar e garantir um serviço de mais qualidade para as pessoas. Isso vai gerar na nossa economia mais empregos e oportunidades. Serão novas fronteiras para o turismo em Fortaleza”, disse Roberto Cláudio.

Sobre a empresa responsável pela privatização do aeroporto fortalezense, o governador destacou a relevância da Fraport no mercado mundial, sendo responsável pela administração de vários terminais em países da Europa e nos Estados Unidos. “Estamos muito felizes, pois essa experiência vai possibilitar um novo marco do turismo para a aviação de Fortaleza e do Estado do Ceará”.

Camilo Santana colocou, ainda, o Governo do Ceará à disposição para receber representantes da empresa alemã em Fortaleza para reuniões e apresentação da estrutura do Aeroporto Internacional Pinto Martins. O governador reforçou o compromisso do Governo e da Prefeitura de Fortaleza para trazer cada vez mais resultados para a Capital.

HUB

Hub é um aeroporto que se destaca no contexto de um país ou região pela sua dimensão e pela sua atração de um grande número de voos, abrindo maiores possibilidades de receber visitantes. Também se pode denominar hub ao aeroporto onde uma determinada companhia aérea possui a sua sede, hangares ou terminais dedicados.

A instalação do hub representa um investimento de R$ 4 bilhões e deve promover a geração de 10 mil empregos diretos e indiretos. Caso seja concretizada sua instalação em Fortaleza, também gerará um incremento histórico para o turismo, o comércio e o setor de serviços como um todo. A estrutura representaria um avanço significativo para a economia do Estado, visto que os serviços representam 73% da economia cearense, especialmente no turismo.

16.03.2017

André Victor Rodrigues