Governador Camilo Santana conversa com internautas em segunda transmissão ao vivo

9 de março de 2017 - 18:00 # # # # # #

WEB CG1573

Durante a conversa, que durou cerca de uma hora, o governador destacou, principalmente, ações da segurança pública do Ceará

O governador Camilo Santana respondeu, na tarde desta quinta-feira (9), a perguntas feitas pelos internautas durante a segunda transmissão ao vivo, via Facebook. Para abrir o diálogo, o chefe do Executivo disse que acabara de sair da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), onde foram apresentados os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que reduziu, em fevereiro último, 9,4% em relação à fevereiro de 2016. “É bom lembrar que, há 17 anos, esse indicador só crescia no nosso Estado. Em 2015, houve redução de 9,5% e, em 2016, caiu 15,2%, já em cima da redução de 2015. Em janeiro deste ano houve um acréscimo no indicador, mas, em fevereiro, já conseguimos reduzir. Na média nesses dois primeiros meses deste ano, já houve a redução de 0,3%, se comparado com o mesmo período do ano passado”, pontuou.

WEB CG1580A primeira pergunta foi de James Oliveira, que questionou o governador quanto à implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no município de Canindé. “Está tudo pronto, faltando só uma reforma do prédio que vai receber o BPRaio nos próximos dias. A reforma está sendo terminada. Mas está tudo pronto: equipes, motos, armamentos”, afirmou o governador.

Ainda em relação à segurança, a internauta Idilmar Faustino perguntou a Camilo Santana sobre a chamada do terceiro grupo do concurso para a Polícia Civil. “Já chamei o primeiro e o segundo (grupos) e deverei chamar o terceiro no mais tardar até o fim de abril. Todas as minhas ações têm sido feitas com muita cautela. O cenário da economia brasileira não deu demonstração de recuperação. É preciso ter responsabilidade em qualquer tomada de decisão que impacte as receitas do Estado”, justificou o governador.

WEB CG1590Com a chamada do terceiro grupo da Polícia Civil, mais de 750 agentes serão incorporados ao quadro de segurança. “Isso representa um aumento de 30% do efetivo do Ceará. Nenhum estado do País convocou mais que o Ceará”, reforçou o chefe do Executivo.

Lenira Sousa perguntou sobre a estrada que liga os municípios de Lavras da Mangabeira e Aurora. “A estrada já foi licitada. São dois trechos. Estou marcando, em breve, a inauguração da estrada que liga Aurora e Caririaçu, concluída no ano passado. Estamos mobilizando as empresa pra iniciar as obras, agora, para ligar Lavras a Aurora, passando por Iborepi”, respondeu Camilo.

Na transmissão, o internauta Márcio Xerez pede ao governador reforço na segurança dos municípios de Ipu e Guaraciaba do Norte. “O secretário (da Segurança) André Costa já fez a convocação dos primeiros 1.400 profissionais da Polícia Militar, do último concurso que fiz ano passado. São 4.200 homens, que vou chamar em três turmas. A primeira turma vai iniciar seu treinamento na academia, previsto para o dia 3 de abril. Com a implantação do BPRaio em Canindé, eu termino a regionalização do BPRaio no Ceará. A partir dessa turma formada, vamos convocar uma seleção pra novas turmas do Raio, que eu quero implementar em cidades de médio porte, que irão reforçar a questão da segurança na (região da) Serra, beneficiando Ipu e Guaraciaba”, projetou Camilo Santana.

Alan Albuquerque pediu ao governador que o Governo do Ceará olhasse mais para a região de Acaraú. “Já fizemos investimentos na área turística. Estamos duplicando a estrada Paracuru-Trairi, a CE-085, que beneficia a região do Acaraú. Vamos anunciar mais um novo pacote de estradas, pelo programa Ceará De Ponta a Ponta. Inclusive, estamos duplicando, também, a CE-040. Inauguramos o trecho de Fortim até Aracati e já está em obras o trecho de Fortim até Beberibe. Autorizei, também, estradas no Cariri, em Redenção. E já pedi estudo da duplicação da estrada que liga Itarema a Acaraú. Além disso, o município de Acaraú vai receber, ainda este ano, um novo batalhão do BPRaio”, ressaltou o chefe do Executivo.

De acordo com o governador, em breve será inaugurado, também, o aeroporto do município de Cruz, que receberá voo semanal de Campinas, em São Paulo, até o município cearense. “Vai atender à demanda das praias (do Litoral Oeste), principalmente de Jericoacoara”.

No fim da transmissão, aproveitando o elogio do internauta Cido Silva ao empenho do Governo do Ceará no caso de Dandara dos Santos, o chefe do Executivo informou que já foram presos os sete suspeitos pela morte da travesti, de 42 anos, no último dia 15 de fevereiro, no Bom Jardim, em Fortaleza. “Não vamos permitir que crimes dessa natureza possam acontecer no nosso Estado. Nós vamos puni-los exemplarmente”, afirmou.

09.03.2017

Expediente imprensa 09jan 2017-01