#MêsdaMulher: Izolda Cela participa de homenagem na Operação Ocupação – Marco Zero

8 de março de 2017 - 18:25

WEB_WhatsApp_Image_2017-03-08_at_14.56.34.jpg
A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, iniciou o Dia Internacional da Mulher com homenagem às mulheres, realizada na Praça do Marco Zero, na Barra do Ceará. O espaço sedia a Operação Ocupação – Marco Zero, de 4 a 10 de março, com ações sociais e ostensivas, no intuito de promover a integração entre as forças de segurança e a comunidade.

Izolda Cela foi recepcionada pelo secretário André Costa, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que promove a semana de atividades, ao lado de entidades parceiras. Ela participou de homenagem às mulheres da região e às que compõem as forças de segurança do Estado, bem como as esposas de militares.

A programação desta quarta-feira focou na garantia dos diretos das mulheres e na prestação de serviços para a região, como a limpeza urbana. Até aula de defesa pessoal a praça abrigou.

“Foi um momento importante de informação para as mulheres conhecerem mais quais os seus direitos, o que representa uma infração, o que pode ser caracterizado como uma violência contra a mulher, seja de que tipo for, e como recorrer às medidas protetivas”, aponta a vice-governadora, que também foi homenageada na ocasião.

Ela ressalta que iniciativas intersetoriais como a Ocupação Marco Zero aproximam a polícia comunitária das pessoas. “É uma situação muito nais favorável, que é termos um ambiente limpo, seguro, que os cidadãos e cidadãs que moram ali tanto desejam”.

O secretário André Costa enalteceu o fortalecimento da figura feminina na segurança pública, ao passo em que reconheceu que muito ainda precisa ser conquistado. “Espero um dia que essa desigualdade seja superada e que estejamos lado a lado nos combates da vida”, destacou.

Operação Marco Zero

Ao lado de parceiros como Secretaria da Justiça e Cidadania, Hemoce, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito, a SSPDS desenvolve na Operação Ocupação – Marco Zero ações que possibilitam a percepção de segurança pública como responsabilidade de todos. Apesar da sede na Barra do Ceará, a iniciativa atua também nos bairros Cristo Redentor, Pirambu, Vila Velha e no Parque Leblon, em Caucaia.

Durante toda a Operação, são oferecidos serviços de apoio e orientação na área de saúde, cuidados pessoais, psicológicos e sociais, com palestras sobre abordagens diversas. Na iniciativa, também são realizadas aulas de surfe, apresentações de música e teatro para todos os públicos. Emissão de documentos, atendimento odontológico e aulas de equitação foram outras ações já desenvolvidas no local.

08.03.2017

Ciro Câmara