Cagece adota medidas para garantir abastecimento em Campos Sales

8 de março de 2017 - 10:49 # # # #

Como forma de atravessar a situação crítica de escassez hídrica em Campos Sales, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) tem adotado medidas emergenciais para garantir o abastecimento e melhorar a qualidade da água no município. Entre as medidas está a instalação de novos poços na rede de abastecimento e a construção de uma adutora para ampliar a oferta de água para a cidade. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o fim deste mês.

Ao todo, nove poços vão incrementar o abastecimento do município com uma vazão de aproximadamente 50 m³ por hora. Deste total, dois poços serão instalados no bairro Aparecida e outros sete na localidade Barro Branco.

Já a adutora, construída em parceria com Prefeitura Municipal de Campos Sales, terá extensão 3.450 metros para conduzir as águas dos poços até o reservatório elevado da cidade. Assim, a água seguirá direto para os dois reservatórios com capacidade de 227 metros cúbicos.

“A instalação de novos poços vai permitir que a água captada no açude Poço da Pedra, quando combinada com a água dos poços, tenha tratamento e qualidade melhorados, uma vez que a água proveniente do poço já apresenta boa qualidade. A soma dessa duas captações aumentará bastante o volume de abastecimento da cidade”, afirma Adeilson Rolim, gerente da Unidade de Negócio da Bacia do Alto Jaguaribe da Cagece.

As medidas realizadas pela Cagece para melhorar o abastecimento do município de Campos Sales contam ainda com o apoio da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

O açude Poço da Pedra, que abastece a cidade, está abaixo da capacidade de armazenamento e atualmente encontra-se com um volume total de 0,13%, o que dificulta a captação e tratamento da água por parte da Cagece. Para evitar colapso no abastecimento do município, a companhia tem adotado ações de melhoria.

08.03.2017

Assessoria de Comunicação da Cagece