SPD: oficina de pintura contribui para a ressocialização de dependentes químicos

9 de janeiro de 2017 - 14:00

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) contabiliza o crescimento, a cada semana, do número de participantes da oficina de pintura, a mais nova atividade lúdica que está sendo desenvolvida no contêiner do Projeto Corre Pra Vida. O objetivo é contribuir para a ressocialização do dependente químico, bem como na prevenção às drogas e na redução do uso de entorpecentes.

A oficina de pintura acontece todas as quartas-feiras, no período da tarde. Com telas, tintas e pincéis à mão, oferecidos gratuitamente pelo projeto, os beneficiários soltam a imaginação e criam trabalhos que chamam atenção pela abundância de cores e a expressão de sonhos. Desejos de superação e de mudança de vida também ocupam as telas em pinturas simples, mas repletas de significados e crenças de dias melhores. A atividade é acompanhada por terapeutas ocupacionais.

A gerente técnica do Corre Pra Vida, Andréa Autran, enfatiza a receptividade da iniciativa junto à população de rua beneficiada pelo projeto da SPD. Segundo ela, levando em conta a receptividade da oficina de pintura, a ideia é oferecer novas oficinas, bem como estratégias nas áreas de saúde e assistência social e ações artísticas e culturais que favoreçam a ressocialização.

O Projeto Corre Pra Vida foi implementado pela SPD em novembro do ano passado. O ponto de acolhimento e abordagem (conteîner), instalado no Oitão Preto, junto à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, tem como público-alvo a população em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social, que faz uso de drogas. A proposta é reduzir os danos causados pela dependência química e promover os direitos e a inserção nas políticas públicas. Ao longo de 2016, o projeto superou a marca de 46 mil atendimentos.

No contêiner, são disponibilizados sanitário e chuveiro e oferecidos kits de higiene e saúde. Também é realizado o encaminhamento e acompanhamento do usuário para a rede de atenção, conforme a demanda apresentada. O projeto também inclui ações de campo, com a utilização de uma unidade móvel, para abordagens nas ruas e em cenas de uso de drogas, com a oferta de orientações sobre a redução de danos.

O equipamento da SPD fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, contando com equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeira, redutores de danos, motoristas e serviços gerais.

Serviço:

Oficina de pintura do Projeto Corre Pra Vida

Contêiner do Projeto Corre Pra Vida – Avenida Castelo Branco, 145-A, Centro
Quartas-feiras, a partir das 14 horas

09.01.2017

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br 

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara