“Tempo de Brincar”: neste sábado (17), a TVC exibe o último episódio da série!

16 de dezembro de 2016 - 21:16

O quinto programa da série “Tempo de Brincar”, que vai ao ar neste sábado (17), a partir das 14h25, tem como tema “Brincar em todo lugar”. O episódio produzido no Cariri, interior cearense, mostra que a criança pode brincar com qualquer coisa e em todo lugar. No filme, as crianças se divertem com brincadeiras como pião, taco e bila. Para Dagmar Soares, assessora do Programa Mais Infância Ceará, o brincar estimula a promoção do desenvolvimento global. “A criança quando brinca desenvolve a parte motora, cognitiva, estimula a criatividade, amplia seu vocabulário e melhora a sua linguagem. E esse é o grande ponto do brincar que promove o desenvolvimento global”, explica.

“Tempo de Brincar” é composta por 5 pequenos documentários sobre os modos de brincar das crianças cearenses, criada pela TVC, é uma realização do Governo do Estado do Ceará, em parceria com o “Programa Mais Infância Ceará”, do Gabinete da Primeira-dama, o Unicef e o Instituto Dragão do Mar. Produzida com apoio de instituições voltadas para a proteção à infância, como a Fundação Casa Grande (Nova Olinda) e o Instituto Sol (Fortaleza), a série mostra brinquedos e brincadeiras da cidade, do sertão e da praia, trazendo depoimentos de pais, mães, avôs e avós, professores, pedagogos, psicanalistas e psicólogos sobre as diferentes dimensões da experiência da brincadeira na infância e seus impactos sobre o desenvolvimento infantil.

“O projeto tem o intuito de passar uma mensagem positiva sobre a importância da afetividade, dos momentos dos pais juntos com os filhos, das famílias. De fortalecer os vínculos familiares”, destaca a Onélia Leite, primeira-dama do Estado e coordenadora do Programa Mais Infância Ceará.

De acordo com a diretora de programação da TVC, a jornalista Isabel Andrade, a série pretende estimular a sensibilidade dos adultos para cuidarem de suas crianças, respeitando, sobretudo, o direito de brincar. “Cada episódio é baseado na cartilha do Unicef do ‘Ceará Cresce Brincando’, que traz cinco direitos fundamentais do brincar: brincar com todos, brincar todo tempo, brincar com tudo, brincar em todo lugar e brincar criando. Cada filme explora uma dessas ideias em situações reais, mostrando como o brincar acontece em diferentes comunidades cearenses”, explica.

“Tempo de Brincar” é exibida nos intervalos da programação da emissora, de segunda a sexta, nos seguintes horários: 09h15, 14h25, 18h10 e 23h10. Aos sábados, às 9h15 e um episódio inédito às 14h25. Sintonize na TVC pelos canais: 5 VHS, 17 Multiplay, 17 NET, 5 Vivo.

Até agora foram exibidos 4 episódios da série que você confere no link: http://www.ceara.gov.br/tempo-de-brincar

16.11.2016

Rodrigo Neto
Jornalista (Registro Profissional 2984/CE)
Redator do Portal TV Ceará: http://www.tvceara.ce.gov.br
85 – 9 8874.6272 / 3101.3123

Expediente imprensa 05dez 2016-01