Juventude em Ação: passeata de estudantes no Vicente Pinzon destaca prevenção às drogas

16 de dezembro de 2016 - 19:53

Atividade constitui-se numa das etapas da ação preventiva desenvolvida pela SPD no Ceará

O protagonismo juvenil ganhará as ruas do bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, na manhã deste sábado (17). Portando faixas e cartazes com mensagens alusivas à prevenção às drogas, estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Matias Beck percorrerão diversas vias da comunidade numa passeata de prevenção ao uso de drogas. A ação está inserida no conjunto de atividades que compõem o Programa Juventude em Ação (JA), iniciativa desenvolvida pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).

Durante a passeata, os estudantes vão interagir com a comunidade, demonstrando a importância da prevenção às drogas. Também apresentarão os conhecimentos já adquiridos sobre o uso nocivo de drogas lícitas e ilícitas, além de destacarem a necessidade da adoção de comportamentos saudáveis. A ideia é viabilizar uma intensa cooperação entre as escolas, famílias, lideranças comunitárias e todos os moradores na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda, numa ampla e permanente ciranda de prevenção.

A EEFM Matias Beck é uma das três escolas da rede pública estadual localizadas no Vicente Pinzón que estão sendo contempladas na segunda fase de implementação do Programa Juventude em Ação no Ceará por parte da SPD. As demais são EEFM Deputado Manoel Rodrigues e Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Ângela da Silveira Borges. Além destas, as demais escolas estaduais de ensino médio situadas no bairro foram contempladas com o JA por meio da atuação de estudantes multiplicadores da ação.

Ao todo, a segunda fase do Juventude em Ação envolve 23 estabelecimentos de ensino médio da rede pública estadual distribuídos em 16 municípios cearenses. Cerca de 16 mil estudantes estão sendo beneficiados.

Além da passeata da prevenção, o JA envolve outras seis etapas, com as seguintes ações: mobilização, divisão de equipe de alunos, aplicação do jogo interativo ‘Na Trilha da Prevenção’, declaração de conhecimentos e construção do regulamento geral/realização de gincana artístico-cultural com múltiplas modalidades e foco na prevenção às drogas.

A programação do JA em cada território contemplado inclui, ainda, multiplicação de informações preventivas sobre drogas para a comunidade em geral, Dia ‘D’ de prevenção para as famílias, vivência reflexiva pautada nas habilidades para a vida, oficinas de mobilização social, ações voluntárias, apresentação de atividades artístico-culturais da gincana cultural do JA e solenidade de encerramento, ocasião em que ocorre a entrega de troféus e prêmios às equipes de destaque da gincana em cada escola.

Coordenadora do Sistema Integrado de Prevenção (SIP)/Juventude em Ação (JA) da SPD e autora do programa de prevenção para estudantes do ensino médio, a psicóloga Miriam Barreto enfatiza que o programa proporciona a diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes, além de favorecer o protagonismo juvenil nas comunidades.

Outros benefícios do JA são a conscientização sobre direitos e deveres na direção de ações proativas e cidadãs e a socialização de conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social. O ponto de partida é a aplicação do jogo retrô interativo ‘Na Trilha da Prevenção’, que proporciona a discussão de mitos e verdades sobre a temática das drogas. O Ceará é pioneiro no Brasil na criação e aplicação de um programa de prevenção voltado para estudantes do ensino médio.

Ceará Pacífico

No Vicente Pinzon, o governo do Estado implantou o primeiro território do Ceará Pacífico. A SPD participa da ação de combate à violência e pró-cidadania com a implementação do programa Juventude em Ação nas escolas de ensino médio, bem como do Fortalecendo Minha Comunidade, programa que apoia ações desenvolvidas por organizações não-governamentais (ONGs), associações e entidades não públicas que tenham atuação comunitária e desenvolvam atividades na perspectiva de cidadania e prevenção ao uso de drogas. 

Nesta sexta-feira (16) a SPD começou a implementação efetiva do Juventude em Ação no segundo território do Ceará Pacífico, o bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Naquela área da capital, serão beneficiados com o JA os 800 estudantes da EEM Maria Alves Carioca. A atividade inicial com os jovens alunos foi a aplicação do jogo interativo ‘Na Trilha da Prevenção’.

Serviço:

Evento: Passeata da Prevenção às Drogas
Data: 17/12/2016
Horário: 9 horas
Saída: EEFM Matias Beck ( Rua Professora Aida Balaio, 38, Vicente Pinzón, Foertaleza-CE)

16.12.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br 

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara