Controle Social: Oficina promove discussões sobre Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão

16 de dezembro de 2016 - 20:37


O projeto tem por objetivo estabelecer um relacionamento interativo e ágil, fortalecendo a relação entre o cidadão e o Estado

Com objetivo de otimizar os canais de controle social do Estado e adaptá-los aos padrões mundiais de acesso à informação e participação social, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE),  em parceria com o Banco Mundial e a empresa Caiena Desenvolvimento de Software LTDA, promoveu nesta sexta-feira (16), o Seminário de Abertura do Projeto do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão e a Oficina de Plano de Trabalho do Projeto: Os Cidadãos primeiro. Os eventos tiveram como objetivo entender os anseios e necessidades dos usuários que utilizam os canais de controle social do Estado e consolidar o plano de trabalho construído pela empresa contratada para a execução do projeto.

“A CGE acredita que controle e transparência são essenciais em uma gestão pública eficaz. Com base nisso, nós começamos a desenvolver o Projeto do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão. É importante não só apenas ouvir o cidadão, mas estabelecer um relacionamento de confiança com os mesmos. Nós precisamos fazer com que o cidadão compreenda o seu papel na gestão pública, pois é para ele que nós trabalhamos”, destacou o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá, durante o discurso de abertura dos eventos.

O Seminário de Abertura do Projeto do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão e a Oficina de Plano de Trabalho do Projeto tem como objetivo marcar o início das atividades que serão desenvolvidas ao longo dos 15 meses de desenvolvimento do projeto, que tem como previsão de entrega janeiro de 2018.

“O principal objetivo dessa oficina é trazer o cidadão para o centro do processo de construção do Sistema de Relacionamento. Nesse sentido nós fizemos convites para vários atores da sociedade, dentre os quais estão pesquisadores, jornalistas e cidadãos. Com isso, nós pretendemos entender como esse trabalho vai ser conduzido daqui para os próximos 15 meses e como o cidadão vai poder ter uma incidência nesse processo de construção coletiva. Nosso objetivo é construir o sistema de relacionamento mais aderente possível às demandas do cidadão, que é parte central desse processo”, destacou o diretor da Caiena e cientista da computação, Caio Marques.

Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão

O Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão tem por objetivo interligar os sistemas de controle social do Estado por meio de uma única interface, garantindo mais facilidade e agilidade no uso das ferramentas pelo cidadão. O projeto ainda prevê a criação de um banco de dados para facilitar o acesso de pesquisadores e especialistas. Para o especialista em transparência, Fabiano Angélico, é importante estabelecer uma relação interativa entre Estado e Sociedade.

“O Sistema de Informação com o Cidadão, a Ouvidoria e o Portal da Transparência são ferramentas regulamentadas por lei e isso não é novidade para o cidadão. No entanto, o que estamos propondo é algo novo, bem mais ousado, o que queremos é criar um sistema de relacionamento mais próximo com o cidadão. Nós queremos colocá-lo como o grande protagonista nesta relação: sociedade e Estado. Acho inclusive que formá-se aí um novo paradigma de relacionamento. Tirando do Estado aquela visão patrimonialista, onde se pensa em uma só camada social, e criando um Estado de todos, que pensa em atender as necessidades do povo”, comentou. Também estão envolvidos no Projeto, a advogada com vasta experiência em Ouvidoria, Luciana Zaffalon, e o especialista em Métodos Quantitativos para Análise de Políticas Públicas, Sérgio Luiz de Moraes Pinto.

O Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Estado do Ceará, idealizado pela CGE, está sendo desenvolvido pela empresa contratada Caiena Desenvolvimento de Software LTDA, por meio de uma operação de crédito firmada entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial, no âmbito do Programa para Resultados (PforR).

16.12.2015

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br )
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação ( gessica.saraiva@cge.ce.gov.br )
Camila Lins – Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br )
Twitter: @CGECeara
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Expediente imprensa 05dez 2016-01