Jogos Escolares do Ceará reúnem 1.800 jovens na grande decisão estadual

6 de outubro de 2016 - 18:28

Os Jogos Escolares do Ceará chegam, nesta sexta-feira (7), ao momento mais esperado: a Fase Estadual. Ao todo, 1.800 alunos-atletas de todo o Ceará disputarão e confraternizarão a grande final do certame estudantil cearense, que teve, neste ano de 2016, um recorde de participação. O Centro de Formação Olímpica (CFO) será o cenário do evento, que começa às 9h, com a cerimônia de abertura, e seguirá até a terça-feira (11).

Disputado ao longo de cinco meses, o reformulado torneio reuniu mais de 80 mil estudantes, concretizando o objetivo de democratização dos Jogos. Agora, na Fase Estadual, os estudantes de 15 a 17 anos de categorias individuais e coletivas buscam o título que garante vaga para os Jogos Escolares da Juventude, que acontece em João Pessoa/PB no mês de novembro.

Para o secretário Jeová Mota, a proporção que os Jogos tomaram em 2016 se deve a uma parceria entre a Secretaria do Esporte, Secretaria da Educação (Seduc) e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Juventude (Cojuv).

“Ficou muito claro que os Jogos Escolares do Ceará tomaram um caminho sem volta, uma trajetória de crescimento que irá elevar o esporte cearense, principalmente aquele praticado nas escolas de todo o Estado, a um patamar elevado de qualidade. Neste ano, batemos recordes, mas não podemos avaliar apenas números quando eles mostram que jovens de todas as regiões do Ceará se confraternizaram através do esporte. Não se pode deixar passar também o fato de que não foi a Sesporte sozinha que conquistou esse avanço, tivemos o apoio incansável da Seduc e da Cojuv, que carregam conosco os méritos da boa organização”, destaca Mota.

A Fase Estadual reúne jovens de 31 municípios nas competições coletivas, que serão os primeiros a entrar em quadra já nesta sexta-feira, encerrando a participação no domingo. Na terça-feira, será a vez dos representantes individuais de 115 cidades buscarem a vaga para os Jogos Escolares da Juventude.

Em agosto, o CFO recebeu a Fase Estadual para crianças de 12 a 14 anos, reunindo 1.334 estudantes no complexo esportivo.

06.10.2016

Assessoria de Comunicação da Sesporte
Eduardo Buchholz – (85) 3101-4415 ou 987.321.976
eduardo.buchholz@sesporte.ce.gov.br