SPD e STDS realizam capacitação em Caucaia

3 de outubro de 2016 - 14:12

Um clima de alegria, esperança e motivação marcou a tarde da sexta-feira (30), para 11 internos da Comunidade Terapêutica (CT) Athos, localizada em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Eles participaram da última aula do curso profissionalizante gratuito de cabeleireiro e barbeiro. Ao concluírem o tratamento da dependência química e deixarem o local, terão uma qualificação para obter uma vaga no mercado de trabalho.

A capacitação foi oferecida pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Governo do Ceará no âmbito do Programa Criando Oportunidades. A duração do curso foi de 100 horas/aula. Os participantes tiveram frequência de 100%. Os concludentes receberam uma declaração de término do curso. Em solenidade ainda a ser marcada, serão agraciados com o certificado de conclusão.

O interno Nazareno Pinheiro, 40 anos, atuava na área de turismo antes de enfrentar problemas relacionados ao uso de drogas e procurar acolhimento na CT Athos. “Me identifiquei com o curso e, agora, pretendo atuar nessa área, seja num salão ou por conta própria, dando um novo rumo para a minha vida quando concluir meu tratamento”, disse.

Carlos Eduardo Elias, 33 anos, é outro interno da CT Athos que realizou o curso de cabeleireiro e barbeiro. Ele acredita que a capacitação é a sua chance de mudar de vida. Para o interno Valcir Freitas, 27 anos, o curso representa um novo caminho para a sua vida após deixar a CT. “Vou abraçar essa nova profissão com toda garra e deixar pra trás tudo de ruim que já vivi por conta do envolvimento com o mundo das drogas”, prometeu.  

A última aula do curso profissionalizante na CT Athos contou com a presença da coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Alessandra Pimentel, que representou a titular da pasta, Mirian Sobreira. A coordenadora destacou o interesse dos acolhidos em aprender um ofício e vislumbrar um novo caminho para a vida. A coordenadora do Projeto Criando Oportunidade na STDS, Edianny Lima, também falou aos concludentes, ressaltando a força de vontade de cada um para o aprendizado e o desejo de seguir o novo ofício.

A parceria da SPD com a STDS para a oferta de cursos profissionalizantes foi iniciada no ano passado e, em 2016, está disponibilizando 200 vagas para acolhidos em 10 CTs que prestam serviços à SPD e que estão distribuídas por Fortaleza, Região Metropolitana (RMF), Cariri e Zona Norte do Estado. Os cursos oferecidos são os seguintes: cabeleireiro, mecânico de motos, eletricista predial, masseiro, doces e salgados e reparador de aparelhos domésticos.

Os cursos estão sendo ministrados por instrutores das ONGs Organização Barreira Amigos Solidários (Obas), Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social (Idear) e Centro de Formação e Integração Social (CFIS). Uma articulação da SDP com o Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) facilita a inserção dos novos profissionais no cadastro de empregos e geração de renda.

03.10.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa2-01