Semana da Habitação: Governo do Ceará já entregou 4.374 unidades habitacionais em 2016

22 de agosto de 2016 - 14:06


Para celebrar o Dia Nacional da Habitação, comemorado ontem (21), esta semana contaremos histórias de cearenses que agora contam com a casa própria

 

“Nós que moramos, hoje, aqui no Cidade Jardim nem lembramos mais de onde viemos, é melhor nem lembrar, pois ali só tinha sofrimento e tristeza.” E assim começa o relato de Telma Maria, 39, ex-moradora de área de risco e que, desde do dia 31 de agosto de 2015, não tem mais motivos para ficar triste. “Hoje eu tenho minha casa, pode chover, mas eu durmo tranquila, sei que não vou acordar numa inundação”, afirma emocionada.

Telma é uma das quase 3 mil pessoas que foram beneficiadas só no ano passado com moradia pelo Governo do Ceará, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida. Ela e mais 2.240 famílias foram beneficiadas com unidades habitacionais no Residencial Cidade Jardim, no bairro José Walter, e hoje podem viver mais tranquilas sem risco de inundações e com qualidade de vida. Como ela, outras pessoas também viviam na mesma situação de risco e, por meio do da Coordenadoria de Habitação da Secretaria das Cidades, foram remanejadas para áreas seguras. “Não podia chover. Ninguém podia ter nada em casa, pois a água do rio invadia e perdíamos tudo. Eu só tinha as coisas básicas da cozinha e do dormitório, ter mais coisa dentro de casa era prejuízo”, relembra.

Até o final do ano, a expectativa do Governo do Ceará é fechar um total de 16.332 moradias entregues. Até agora 4.374 famílias já foram beneficiadas com unidades em empreendimentos com aporte do Estado, fazendo grande diferença na vida de cada beneficiário. Assim como Telma, que com o novo lar pode montar um comércio e descobrir uma fonte de renda para o sustento dos dois filhos, outras pessoas também veem surgir uma nova vida depois de ganhar uma casa. “Eu nunca podia comprar nada novo, os móveis ficavam inchados devido a água da chuva, era melhor nem ter, agora eu compro minhas coisas, tenho meus móveis, minha tevê e nada vai se perder com a chuva”, afirma Telma orgulhosa.

De 2015 até agora o Governo, através da Secretaria das Cidades, investiu R$ 42.207.913,26 nas moradias entregues neste período. Além disso, atualmente, também com contrapartida estadual, estão em produção 26 empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida, somando um total de 22.327 unidades habitacionais.

Cada casa construída pelo programa possui cerca de 43m² distribuídos entre dois quartos, banheiro, sala e cozinha e é nesse novo espaço que muitas famílias cearenses estão vislumbrando um futuro melhor. “Hoje eu vivo muito feliz. Só quem passou pela situação de perder suas coisas com a chuva é que vai saber o tamanho da felicidade de morar num lugar que é seu, que é bom e perto de tudo”, finaliza sorridente Telma Maria.

22.08.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
Sabrina Lemos – (85) 3207.5249 ou 98603.0556  ( sabrina.lemos@cidades.ce.gov.br )

Expediente imprensa2-01