Centro Cultural Bom Jardim retoma atividades com Festival Bom Demais neste final de semana

22 de agosto de 2016 - 15:40

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e do Instituto Dragão do Mar, promove a reabertura oficial do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) na próxima sexta, 26 de agosto, a partir das 19h. O evento é uma das ações em comemoração aos 50 anos da primeira pasta voltada para a cultura criada no Brasil.

A retomada das atividades do CCBJ será celebrada com o Festival Bom Demais trazendo uma vasta programação artística e cultural para o equipamento durante todo o final de semana, nos dias 26, 27 e 28 de agosto.

Serão diversas apresentações musicais, de dança, teatro, para diferentes faixas etárias, inclusive para o público infantil, envolvendo também literatura, circo, contação de histórias e pintura. Haverá ainda feiras criativas de artesanato, culinária regional e exposições de fotografias.

O Centro Cultural Bom Jardim

Criado em dezembro de 2006, o CCBJ comemora este ano dez anos de atividades, sendo esta a primeira reforma no equipamento, com um investimento de R$ 664 mil pelo Governo do Estado. A data de reabertura foi definida em conjunto entre comunidade, integrantes da Comissão de Gestão Compartilhada do CCBJ, do Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim e o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, no CCBJ.

As obras incluíram recuperação do teto e das paredes, além de pintura dos ambientes e de instalação de parque infantil. O CCBJ também está recebendo novos equipamentos para utilização no teatro, de luz, sonorização e vídeo, para o estúdio de gravação musical e ensaios. Também foi adquirida nova mobília para salas e espaços, brinquedos, jogos e acervos literários, atualização de softwares, material permanente para cursos, oficinas, ateliês artísticos e laboratórios técnicos.

Desde o começo de agosto, o CCBJ já está ofertando aulas de dança e teatro para crianças, adolescentes, jovens e adultos. A partir do dia 26, diversas atividades serão retomadas, além do lançamento de novas formações continuadas, dando sequência a um trabalho que se tornou referência na descentralização e na democratização de atividades formativas, beneficiando a população dos diversos bairros do Grande Bom Jardim.

O Festival Bom Demais

Logo na sexta, dia 26 de agosto, a programação começa às 10h com um cortejo pela comunidade do Bom Jardim convidando a população a participar das atividades de reabertura. À tarde, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) promove abertura de exposições de fotografias. A partir das 18h, a programação conta com a apresentação do Espetáculo Travessia, dirigido pela professora e dançarina Katiana Pena. Às 19h, acontece a Solenidade de Reabertura do CCBJ e, em seguida, a apresentação do show “Entre o Mar e o Sertão”, com Marcos Lessa, e do show “15 anos”, com Dona Leda, fechando a noite de comemorações.

No sábado, 27 de agosto, o dia começa, a partir das 9h, com a atividade Brincando e Pintando, voltada para a criançada. Também às 9h, o Grupo Negaça leva uma roda de capoeira para o CCBJ. Ao meio-dia, a programação fica por conta da apresentação da Banda Pagode do Chora, onde a população contará com um “Samba do Bom” com feijoada garantida.

A partir das 17h, é a vez da programação do Cidade Hip-Hop, que promoverá o Campeonato All Style, com B-Boys, fortalecendo e divulgando a rima e o break na comunidade. À noite, às 18h30, a Companhia da Arte Andanças apresenta o espetáculo “Devoração”. A partir das 19h30, teremos o show “Pra quebrar tabu”, com Parahyba & Cia Bate Palmas. E para encerrar a noite do sábado, o cantor, compositor e instrumentista Pingo de Fortaleza apresenta o show “Relicário de Canções”, com participação especial dos tambores do Maracatu Nação Solar.

No domingo, dia 28, a programação do Festival Bom Demais segue, a partir das 9h, com uma Aula de Zumba para a comunidade. A partir das 10h, a garotada conta com uma Mostra de Cinema Infantil. À tarde, a partir das 17h, Paula Yemanjá integra a programação artística com a contação de histórias “Contos que encantam”. Às 18h, é a vez do Laboral Crew apresentar o espetáculo de dança “Nato” e, às 19h, da Companhia Viv’Arte apresentar o espetáculo “Censurados”. E a partir das 20h, o Forró Cacimba de Aluá comanda a festa encerrando a programação do Festival Bom Demais.

Durante toda a programação, a comunidade contará também com a Intervenção “Filtro dos Sonhos”, do Projeto Pensando Verde SESC/CDVHS, expondo mandalas e outros artefatos artísticos na área verde do CCBJ. Haverá ainda, todos os dias, Feiras de Economia Criativa, de Gatronomia, dentre outras intervenções.

Programação completa

► 26 de agosto (sexta)

10h – Cortejo #VemProCCBJ

17h – Abertura da Exposição “Nas Ruas”, de Sam Cruz

17h30 – Abertura da Exposição “De onde viemos? Terra de Todos os Credos: Grande Bom Jardim”

18h – Espetáculo Travessia, dirigido por Katiana Pena

19h – Solenidade de Reabertura

19h30 – Show “Entre o Mar e o Sertão”, com Marcos Lessa

20h30 – Show “15 anos”, com Dona Leda

 

► 27 de agosto (sábado)

9h – Brincando e Pintando

9h – Roda de Capoeira com o Grupo Negaça

12h – Samba do Bom com feijoada e apresentação da Banda Pagode do Chora

17h – Cidade Hip-Hop, com Campeonato All Style

18h30 – Espetáculo “Devoração”, com Companhia da Arte Andanças

19h30 – Show “Pra quebrar tabu”, com Parahyba & Cia Bate Palmas

20h30 – Show “Relicário de Canções”, com Pingo de Fortaleza + Participação Especial do Maracatu Solar.

► 28 de agosto (domingo)

9h – Aula de Zumba

10h – Mostra de Cinema Infantil

17h – Contação de histórias “Contos que encantam”, com Paula Yemanjá

18h – Espetáculo de dança “Nato”, com Laboral Crew

19h – Censurados, da Companhia Viv’Arte

20h – Forró Cacimba de Aluá

 

:: SERVIÇO

Centro Cultural Bom Jardim retoma atividades com Festival Bom Demais neste final de semana

Reabertura: 26 de agosto, a partir das 19h

Festival Bom Demais: 26, 27 e 28 de agosto

Local: Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) – Rua Três Corações, 400, Bom Jardim

Acompanhe mais informações no site: www.ccbj.org.br

Assessoria de Comunicação do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ)

Amanda Nogueira (MTE CE 2408 JP) – 85 996.001.885 | comunicacao.ccbj@gmail.com

22.08.2016

Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ)
Assessoria de Comunicação
Amanda Nogueira (MTE CE 2408 JP)
Contatos: 85 3245 9036 | 85 996 001 885 | 85 988 616 558

Expediente imprensa2-01