Domingo: Cineteatro São Luiz homenageia Gonzagão e Gonzaguinha, com filme e show de Marcos Lessa e Chambinho do Acordeom

3 de junho de 2016 - 17:05

Um show especial, unindo, no Cineteatro São Luiz, dois grandes nomes da música brasileira. O cantor e compositor Marcos Lessa, intérprete de destaque nacional, e Chambinho do Acordeon, que viveu Luiz Gonzaga no filme “Gonzaga de Pai para Filho”, no aclamado palco das artes cearenses, neste domingo, 5/6. A programação especial intitulada “Sessão Sonora”, do equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) começa às 16 horas, com a exibição do filme “Gonzaga – De Pai pra Filho”. Em seguida, às 18h, Marcos Lessa eChambinho, tendo como convidado especial o sanfoneiro Waldonys, mergulharam no universo musical dos Gonzagas, para apresentar ao público um repertório que entrelaça o caminho dos compositores e intérpretes que fizeram história na música popular brasileira. Os ingressos de entrada única para filme e show estão à venda na bilheteria do São Luiz, ao preço de R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia).

Luiz Gonzaga e Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha, serão homenageados no show, que faz parte da temporada de divulgação do CD “Estradas – Um Tributo para Gonzaguinha”, lançado por Marcos Lessa no final de 2015. No mês de dezembro passado, Marcos lotou o Theatro José de Alencar, em um show especialmente dedicado a celebrar o aniversário do eterno Rei do Baião, comemorado em 13 de dezembro.

O show é também uma mostra de reconhecimento de Marcos Lessa e Chambinho do Acordeom aos dois clássicos compositores brasileiros. Na apresentação, Marcos e Chambinho estarão ao lado de instrumentistas do primeiro time da cena cearense: Eduardo Holanda (violão e guitarra), Miqueias dos Santos (contrabaixo), Denilson Lopes (bateria), Gilson (zabumba) e Valdécio (triângulo).

Mais sobre Marcos Lessa

Percorrendo muitos caminhos, mas sempre primando pela consciência e pelo cuidado com a própria carreira, Marcos Lessa se mostrou desde cedo um inquieto aprendiz. E fez questão de beber na fonte dos melhores. Filho de família musical, deixou a zona de conforto para dar a cara a tapa e apurar o ouvido em meio às harmonias elaboradas dos mais exigentes instrumentistas. Cantou para as praças e para os salões. Para os iniciados e para o povo.

Decidido e obstinado, alcançou uma precoce maturidade em aspectos fundamentais à condição do intérprete: a disposição para estudar, praticar, saber e fazer mais. O conhecimento e a sensibilidade, a ousadia e o cuidado na escolha do repertório. A atenção à harmonia, a intimidade com a melodia e o destacado senso rítmico. A busca de uma estética e de um acento próprio para seu trabalho, que ganhou notoriedade nacional após o destaque no programa “The Voice”, da Rede Globo. Após o programa, Marcos já lançou dois CDs – o mais recente, dedicado à obra de Gonzaguinha e gravado com os violonistas Cainã Cavalcante e Eduardo Holanda.

Mais sobre Chambinho do Acordeom

Nivaldo Expedito de Carvalho, o Chambinho do Acordeom, nasceu em São Paulo, em 1980. Aos oito anos mudou-se com a família para a pequena cidade de Jaicós, Piauí, em que aprendeu os primeiros acordes na sanfona, com o seu avô Zezinho Barbosa. Essa primeira escola, tão afetiva, quanto autêntica, lhe deu não só os macetes dos velhos sanfoneiros nordestinos, como também o gosto pelo autêntico forró.  Em 1991, retornou para São Paulo, trazendo uma bonita sanfona “Mundiale”.

Integrou a Banda Caiana, buscando uma retomada da tradição nordestina, destacando-se no chamado “forró universitário” e lançando dois CDs. Tocou com a Banda de Pífanos de Caruaru, com quem gravou o CD “No século XXI, no Pátio do Forró”, premiado pelo Prêmio Tim e pelo Grammy Latino. Tocou com Família Gonzaga, Anastácia e João Claudio Moreno. Ganhou destaque nacional como protagonista do filme “De Pai para Filho”, produzido pela Conspiração em parceria com a Rede Globo. Atualmente trabalha em carreira solo, sempre tendo em seu repertório gêneros como baião, xote, xaxado, côco e arrastapé, músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Zé Ramalho e Trio Nordestino.

::Serviço::

Sessão Sonora – Tributo a Gonzagão e Gonzaguinha, com Marcos Lessa e Chambinho do Acordeon

Onde: Cineteatro São Luiz
Quando: Neste domingo, 05/06

16h – Exibição do filme “Gonzaga – de Pai pra Filho”

18h – Show “Revivendo Gonzaguinha e Gonzagão”, com Marcos Lessa e Chambinho do Acordeon

Entrada única (filme+show): R$20,00 (inteira)/ R$10,00 (meia)

Ingressos à venda na bilheteria do São Luiz

Informações: (85) 3252.0587