Abertas inscrições para seminário da Rede de Atenção Psicossocial

3 de junho de 2016 - 13:30

Estão abertas as inscrições para o I Seminário da Rede de Atenção Psicossocial do Estado, que será realizado no dia 17 deste mês de junho pela Secretaria da Saúde do Estado, através do Núcleo de Atenção à Saúde Mental (Nusam), da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde. O seminário ocorrerá das 8h30 às 17h30, no hotel Plaza Suítes. As inscrições para o preenchimento das 200 vagas devem ser feitas até o dia 10 de junho. Podem se inscrever profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) da Sesa, sendo um representante de cada unidade.

O objetivo do I Seminário da RAPS é produzir diretrizes, fluxos e outros indicadores de uma política que contemple as especificidades locais. Na programação, durante a manhã, haverá a conferência magna com o tema “Rede de Atenção Psicossocial e o Desafio da Intersetorialidade”, ministrada pelo Prof. Dr. Jackson Sampaio, reitor da Universidade Estadual do Ceará. À tarde, serão organizados grupos de trabalho por eixos temáticos, que desenvolverão propostas para serem validadas em plenária, no encerramento do seminário, as quais subsidiarão a elaboração das políticas de atenção à saúde mental.

Tamanho da RAPS

No Ceará, há 131 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS I, II e III, CAPS AD e CAPS i). O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS), referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

Mais informações com o Núcleo de Atenção à Saúde Mental (NUSAM/COPAS): (85) 3101-5276 / saudementalceara@gmail.com

Manhã

8h – Acolhimento

8h30min – Mesa de abertura

9h – Conferência magna
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o Desafio da Intersetorialidade
Jackson Sampaio, reitor da Universidade Estadual do Ceará.

12h – Almoço

Local: Hotel Plaza Praia Suítes, Rua Barão de Aracati, 94, Praia de Iracema

03.06.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa