SPD prepara implantação do SisAcolhe

30 de março de 2016 - 14:46

Ferramenta viabiliza unificação dos dados de usuários de drogas beneficiados pela pasta.

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) implanta mais uma iniciativa para aprimorar o controle e o acompanhamento dos processos envolvendo usuários de drogas atendidos pela pasta. Trata-se do SisAcolhe, sistema de informação que viabiliza o registro eletrônico de ações e a unificação de dados, dentre eles o cadastro único dos usuários beneficiados pelos diversos programas e projetos desenvolvidos pela SPD.

A ferramenta passará a ser utilizada por profissionais da Rede de Atenção Psicossocial, Hospital de Saúde Mental Frota Pinto, Comunidades Terapêuticas (CTs) conveniadas/contratadas e SPD. A expectativa é de implementação completa do sistema até o final do primeiro semestre de 2016.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, destaca que o SisAcolhe proporcionará a sistematização dos processos que envolvem o cadastro e acolhimento das pessoas que buscam tratamento e/ou orientação na problemática do uso de álcool e outras drogas.

A reunião de pactuação e apresentação do SisAcolhe para representantes das comunidades terapêuticas conveniadas acontecerá nesta quinta-feira (31), a partir das 8h30, na sede da SPD. Dentre os pontos a serem abordados estão a admissão, acompanhamento e alta do usuário acolhido nas CTs através de sistema de biometria, bem como a infraestrutura que as unidades necessitam para a implantação da ferramenta e relatos da experiência obtida no plano-piloto do SisAcolhe, efetivada na CT Nova Vida, localizada no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

30.03.2016

Lena Ximenes
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(850 98902.7939 / 32378.5090 – lenaximenes66@gmail.com / comunicacao@spd.ce.gov.br