Ipece lança o Anuário Estatístico do Ceará 2015

30 de março de 2016 - 20:00

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) disponibiliza a partir desta quarta-feira (30) o Anuário Estatístico do Ceará 2015. O Anuário contempla variáveis, indicadores, tabelas e mapas que permitem a análise dos aspectos socioeconômicos e geográficos do Estado e de seus 184 municípios. Assim, o produto possibilita à sociedade de um modo geral, a pesquisadores e aos órgãos de governo, acesso a uma ampla base de dados sobre o estado do Ceará.

A presente edição, que está disponível na página http://www2.ipece.ce.gov.br/publicacoes/anuario/anuario2015/index.htm, está estruturada em seis seções. A primeira, Território, apresenta uma descrição espacial do Estado do Ceará e encontra-se subdividida em cinco subseções: Posição e Extensão do Território, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Divisão Político-Administrativa e Regional, Características dos Municípios e os Mapas Temáticos.

A segunda seção, Demografia, apresenta os mais importantes temas para análise populacional no Estado do Ceará, já que tratam das questões ligadas à evolução da População, Famílias, Migração, Fecundidade, Natalidade, Mortalidade e Nupcialidade, além de Indicadores Demográficos.

Na terceira seção são apresentados os indicadores de Qualidade de Vida, que procuram retratar a realidade social do Estado do Ceará a partir da análise de diversos indicadores, resumidos em oito subseções: Educação, Saúde, Trabalho e Rendimento, Previdência e Assistência Social, Eleições e Representações de classes, Justiça e Segurança Pública, Cultura e Índices de Desenvolvimento.

A quarta seção, Infraestrutura, destaca informações relacionadas aos Recursos Hídricos, tais como: a presença de Recursos Hídricos, Energia, Rodovias, Habitação e Saneamento no Estado do Ceará, sendo que esses indicadores estão representados espacialmente na seção Mapas.

Na quinta seção são abordadas informações sobre Aspectos Econômicos, tais como: Contas Regionais, Agropecuária e Extração Vegetal, Indústria, Comércio, Transportes, Comunicações, Turismo, Intermediários Financeiros, Administração Pública, Prestação de Serviços e Índices, Preços e Custos seguido dos mapas com representação espacial dos indicadores.

Por fim, na sexta seção, são apresentadas informações sobre as Finanças da União, do Estado do Ceará e de seus Municípios, com dados provenientes da Secretaria da Receita Federal (SRF), da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

30.03.2016

Assessoria de Comunicação da Seplag