SPD duplica número de municípios beneficiados com programa de prevenção ao uso de álcool e outras drogas

29 de março de 2016 - 19:44

Ações chegarão a 20 municípios em 2016. Com a efetivação dos programas, serão atendidos cerca de seis mil alunos do ensino fundamental I e II, na faixa etária de 6 a 14 anos, de 60 escolas estaduais.

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) reforça a atuação no Estado com a duplicação do número de municípios beneficiados com os programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas desenvolvidos pela pasta. Ao longo de 2016, um total de 20 cidades cearenses serão favorecidas com a implantação dos programas Jogo Elos, #Tamojunto, Famílias Fortes e Juventude em Ação, inseridos no Sistema Integrado de Prevenção (SIP).

Com a efetivação dos programas, serão atendidos cerca de seis mil alunos do ensino fundamental I e II, na faixa etária de 6 a 14 anos, de 60 escolas estaduais. Além disso, serão formalizadas 50 equipes do programa Famílias Fortes para ações em diferentes contextos comunitários, enquanto o programa Juventude em Ação atingirá 26 mil estudantes do ensino médio.

Os municípios beneficiados são os seguintes: Juazeiro do Norte, Barbalha, Iguatu, Crateús, Quixeramobim, Camocim, Tianguá, Sobral, Caucaia, Aracati, Crato, Icó, Massapé, Aracoiaba, Eusébio, Russas, Maranguape, Itapipoca, Viçosa e Beberibe.

A apresentação dos programas de prevenção efetivados pela SPD está programada para esta quarta-feira (30), a partir das 15 horas, na sede da SPD. Prefeitos, secretários municipais, técnicos e representantes de instituições que integram as redes de educação, saúde e assistência social das diversas cidades deverão participar do evento, que será coordenado pela titular da SPD, Mirian Sobreira.

De acordo com a secretária, os programas de prevenção foram implantados em 10 municípios em 2015, abrangendo 16 escolas públicas do Ensino Fundamental I e II e atingindo 46 turmas, 1581 alunos e 1556 famílias. Para isso, 165 profissionais da saúde, educação e assistência social foram preparados. Ao todo, os programas beneficiaram 7.970 pessoas. “Em 2016, estamos duplicando o número de municípios favorecidos”, destaca Mirian Sobreira.

O ‘Jogos Elos’ é um programa voltado para crianças de 6 a 9 anos matriculadas no 1° e 2º anos do ensino fundamental I da rede pública de ensino. O objetivo é contribuir para a produção de um ambiente harmônico que estimule a troca e a cooperação entre alunos e professores, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais.

O ‘#Tamojunto’ é outro programa de prevenção ao uso de drogas realizado em escolas, sendo voltado para jovens entre 10 e 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental II. O objetivo é instrumentalizar adolescentes com habilidades e recursos específicos para que possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimentos sobre drogas e suas consequências para a saúde.

O ‘Famílias Fortes” é um programa de prevenção voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. A meta é reduzir os fatores de risco e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

O ‘Juventude em Ação’ é voltado para os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino. O projeto inclui a aplicação do jogo ‘Na Trilha da Prevenção’, gincana cultural e rodas de conversas que envolvem familiares e lideranças locais. O objetivo é contribuir com a redução do número de usuários de substâncias psicotrópicas, socializando conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social, com embasamento científico, além de fortalecer os laços familiares e comunitários.

29.03.2016

Lena Ximenes
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 / 98902.7939 / 3238.5090 – lenaximenes66@gmail.com / comunicacao@spd.ce.gov.br