SPD inicia segundo ciclo de monitoramento de comunidades terapêuticas de 2016

22 de março de 2016 - 12:14

Secretaria lançará edital para seleção de novas unidades.

    A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) inicia, nesta terça-feira (22), o segundo ciclo de monitoramento de 2016 nas 20 Comunidades Terapêuticas (CTs) conveniadas com a pasta e com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) para o acolhimento de pessoas com problemas relacionados ao uso ou abuso de álcool e outras drogas.

    O trabalho será desenvolvido até o final de abril próximo, com a participação de técnicas da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD. O monitoramento visa a conferir as condições oferecidas pelas CTs para acolhimento dos usuários encaminhados, incluindo itens como higiene, limpeza, alimentação e oferta de atividades de autocuidado, dentre outros.

    A secretária Mirian Sobreira, titular da SPD, ressalta que o monitoramento das CTs é um trabalho desenvolvido, durante todo o ano pela Secretaria, com o objetivo de assegurar o atendimento adequado e a oferta de serviços qualificado aos acolhidos nas diversas unidades.

    As comunidades terapêuticas são espaços dedicados a receber pessoas que apresentam dependência de álcool e outras drogas. O tempo ideal de permanência varia de seis a nove meses, conforme a situação de cada pessoa, podendo durar, no máximo, 12 meses. Mirian Sobreira destaca que o acolhimento é sempre voluntário. Assim, a pessoa deve desejar ser recebida na CT. Além disso, o acolhimento é custeado por recursos públicos.

    No período de acolhimento, são realizadas atividades recreativas voltadas à espiritualidade e ao autocuidado, entre outras ações que favoreçam o retorno da pessoa à sociedade, como cursos de qualificação profissional. As atividades ampliam as oportunidades de melhoria da autoestima e a obtenção de colocação no mercado de trabalho após o término do tratamento.

 

    Edital

    A SPD aguarda parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para o lançamento do edital de seleção de CTs para o ano de 2016. A ideia é contar com unidades de acolhimento em todas as macrorregiões do Ceará, além da ampliação das vagas. Atualmente, o Sistema Acolhe Ceará dispõe de 572 vagas nas CTs. A maioria das unidades fica localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

22.03.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas – SPD
Lena Ximenes
(85) 98902.7939 / comunicacao@spd.ce.gov.br

Ciro Câmara e Wania Caldas
Gestores de Célula / Secretaria e Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / (85) 3466.4898