Sindicato de agricultores de Quixadá participa de minicurso na Semace

21 de março de 2016 - 20:13

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Quixadá estiveram na manhã desta segunda-feira (21) na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), onde foram recebidos por técnicas da Diretoria Florestal. Na oportunidade, os sindicalistas participaram de um minicursos sobre os procedimentos corretos para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

As engenheiras florestais da Semace, Jaine Cubas e Marcela Eberius, repassaram o passo a passo necessário para que os agricultores possam concretizar seus cadastros no site do CAR. De acordo com o vice-presidente do Sindicato, Júnior Ramires, a ideia é atender não só aos 8 mil agricultores filiados, mas todos os pequenos proprietários ou posseiros de terra com até quatro módulos fiscais que procurarem ajuda do Sindicato.

O vice-presidente esteve acompanhado da secretária da Juventude do Sindicato, Tatiana Moreira. Eles informaram que o agricultor que tiver interesse pode procurar a sede da instituição na Rua Rodrigues Júnior, 1042, Centro de Quixadá. O telefone para contato é o (88) 3412-0481. O Sindicato está aberto ao público de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 16 horas.

Para agendar esse tipo de capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural, as instituições públicas, sindicatos, associações, entre outros podem procurar a Diretoria Florestal da Semace e ver a disponibilidade da equipe para agendar o minicurso. A Superintendência disponibilizou dois meios de comunicação para informações sobre o CAR. Um é pelo telefone (85) 3264-8117 e o outro através do e-mail duvidas.carce@semace.ce.gov.br .

CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico do Ministério do Meio Ambiente (MMA) obrigatório a todos os imóveis rurais. Seu objetivo é colher informações ambientais georreferenciadas referentes à situação das áreas de preservação permanente (APP), reservas legais, florestas, remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e espaços consolidados das propriedades e posses rurais no Brasil. Com base nos dados recebidos, a ideia é fomentar e criar estratégias para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do país, bem como realizar um planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

21.03.2016

Fhilipe Augusto
Assessor de Imprensa da Semace
(85) 3101-5554/ 98605-9501
comunicacao@semace.ce.gov.br

Ana Martins e Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / 85 3466.4898