Comitê de Monitoramento de Obras do Setor Elétrico se reúne para acelerar infraestrutura energética

15 de março de 2016 - 20:45

O Comitê de Monitoramento de Obras do Setor Elétrico no Estado do Ceará realizou na manhã desta terça-feira (15) reunião na Seinfra para tratar do andamento das obras de infraestrutura na área de energia no Ceará. O encontro contou com a participação de vários atores do setor energético local, regional e nacional, além de órgãos reguladores e de licenciamento. Estiveram presentes representantes da ANEEL, EPE, ONS, Coelce, TDG, Chesf, ABEEOLICA, FIEC, ARCE, IPHAN e Semace.

Os órgãos apresentaram demandas e discutiram medidas para acelerar  a expansão da rede de transmissão e geração no Ceará. Entre as questões que ganharam destaque, estavam os entraves jurídicos para instalação dos empreendimentos, além da demora nos licenciamentos ambientais e na fiscalização pelos órgãos reguladores. “Esse é um momento muito importante por termos a participação de todos os envolvidos e, principalmente, da ANEEL para destravar os processos”, ressaltou o presidente do ONS, Hermes Chipp.

Na reunião, também foram apresentados, pela Empresa de Pesquisa Energética, os estudos que estão sendo realizados para a implantação, a longo prazo, de novas redes de transmissão e subestações para conexão e escoamento da energia na Rede Básica.

Os participantes elegeram ainda prazos e prioridades, que são acompanhados pelo comitê sistematicamente a cada quatro meses.

Para o secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações, Renato Rolim, a reunião do comitê é fundamental para reforçar matriz energética do estado. “Esse é nosso interesse. Pedimos ao setor que busque a secretaria para ajudar na solução dos problemas, que são comuns a sociedade e a quem, mesmo fora do eixo, precisa da nossa energia”, destacou Rolim.

Reportagem: Camila Rocha

15.03.2016