Estado terá Plano Estratégico de Longo Prazo

1 de março de 2016 - 13:31

Anúncio foi feito no início das comemorações dos 50 anos de planejamento no estado

Na abertura das comemorações dos 50 anos da institucionalização da atividade de Planejamento do Governo do Estado, o secretário do Planejamento e Gestão, Hugo Figueirêdo, anunciou que o governador Camilo Santana deverá encaminhar, em breve, para apreciação da Assembleia Legislativa, mensagem que incorpora aos instrumentos de planejamento do estado o Plano Estratégico de Longo Prazo. “Sabemos da importância de envolver a sociedade na construção de uma nova agenda para o desenvolvimento do Ceará, iniciando o planejamento de longo prazo com apoio do Movimento Brasil Competitivo e FIEC”, disse o titular da Seplag.

Hugo Figueirêdo salientou ainda que desenvolvimento não se faz somente por lei ou decreto. “Se faz fomentando a participação cidadã na formulação de idéias e cobrança de resultados. Isso só será possível com a participação também de vocês, servidores públicos”, enfatizou o Secretário da Seplag, ressaltando que o estado se prepara para construir uma agenda vencedora, “que deixará o Ceará preparado para enfrentar os próximos 50 anos”.

Em seu pronunciamento na abertura da solenidade, realizada no auditório da Seplag, na manhã desta segunda-feira (29), Hugo Figueirêdo lembrou o planejamento do estado há 50 anos. “Naquela época os desafios eram variados, como trazer energia para movimentar os negócios, promover a industrialização de produtos agrícolas e reduzir a pobreza”. Meio século depois, o estado vê a concretização de um investimento de 6 bilhões de dólares, com a construção da siderúrgica do Pecém que representará um incremento de 10% no PIB do Ceará.

Ao concluir, o Secretário da Seplag disse que as estratégias de planejamento precisam estar constantemente atualizadas: “Vivemos hoje o mundo do conhecimento, do capital humano, e o Ceará já trabalha nessa direção”. Na oportunidade, citou o desempenho dos estudantes cearenses nos exames para ingresso no ITA, nos quais o estado consolida sua posição de liderança a cada ano, o que representou fator importante para atrair para Fortaleza o primeiro mestrado do ITA fora da sua sede.

Representando o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela destacou o papel da Seplag no desenvolvimento das políticas públicas, “quando os servidores do órgão têm contribuído com sua inteligência e capacidade técnica para que possamos enfrentar desafios e termos um estado melhor e mais desenvolvido”.

Izolda Cela reportou-se ao desempenho alcançado pelo setor de educação do estado nos últimos anos, “quando o Ceará assumiu posição significante no cenário nacional. Uma criança que nasce hoje no Ceará tem muito mais chances de escolaridade com perspectivas de sucesso”.

Ex-secretário estadual de Planejamento (Seplan) e Administração (Sead), o economista Mauro Filho afirmou que o Ceará está construindo os alicerces das estruturas de planejamento que permitam olhar de médio e longo prazo para visualizar os novos horizontes. “Estamos pensando o Ceará que vai além dos quatro anos do Plano Plurianual”, reforçou Mauro Filho.

A solenidade teve ainda a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edilberto Pontes, dos secretários da Controladoria e Ouvidoria Geral, Flávio Jucá, e da Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, do diretor-geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, Flávio Ataliba, da diretora da Escola de Gestão Pública, Lúcia Siebra, do superintendente do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado, Olavo Peixoto, e do secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza, Phillipe Nottingham.

A programação desta segunda-feira teve início com o descerramento de placa comemorativa ao evento pela governadora Izolda Cela e secretário Hugo Figueirêdo, sendo concluída com debate após palestra do professor da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Pedro Cavalcanti Ferreira, sobre “Determinantes do Crescimento de Longo Prazo: evidências e lições”.

29.02.2016

Assessoria de Comunicação da Seplag