CGE integra comitiva do Banco Mundial em viagem à Europa

1 de março de 2016 - 16:06

A viagem pelos países europeus colabora para ampliar os estudos sobre os processos e avanços observados no setor de controle e auditoria

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará integra a comitiva do Banco Mundial em visita técnica à Croácia e à Bulgária para conhecer a estrutura e a organização de Controle Interno e Auditoria Interna dos países do Leste Europeu. O representante da CGE, Marcelo Monteiro, participa do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que, ao lado do Banco Mundial, se dedica a estudar casos de sucesso, além de analisar a organização e definir áreas de atuação de instituições de Controle Interno a fim de gerar resultados e estratégias de melhoria em âmbito nacional. O projeto “Study Visit” é financiado pelo Banco Mundial e pelo Conaci.

Para o coordenador de Ações Estratégicas da CGE, Marcelo Monteiro, a jornada de trabalho pelos países europeus colabora para ampliar os estudos sobre os processos e avanços observados no setor de controle e auditoria. “Esse momento é importante para conhecer as práticas e as experiências bem-sucedidas dos países que precisaram se adaptar a uma realidade nova em termos de controle e auditoria governamental, por isso, acho válido buscarmos novas formas de aperfeiçoar as atividades de Controle Interno e Auditoria Interna no nosso órgão, assim como, nas demais instituições que integram essa comitiva, no sentido de construir ferramentas e elaborar ações que se encaixem à realidade brasileira”, reflete.

No primeiro dia,  a comitiva foi recebida pela Chefe da Unidade Central de Harmonização (UCH), Danijela Stepi?, na sede no Ministério das Finanças da Croácia, em Zagreb. A UCH é uma unidade organizacional do Ministério, criada em 2005, para atender aos requisitos para a adesão da Croácia à União Européia, sendo encarregada de coordenar a criação e o desenvolvimento de um sistema abrangente de controles financeiros internos no setor público da República da Croácia, que inclui a gestão e o controle financeiro e de auditoria interna. O órgão também é responsável pela definição de normas, padrões e metodologias de trabalho; pela coordenação de treinamentos e controle de qualidade; e por atividades de cooperação internacional.

Study Visit

O grupo é composto por 14 representantes de vários órgãos de Controle Interno de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Distrito Federal, Controladoria Geral da União, Ministério do Planejamento, Tribunal de Contas da União, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), Conaci e Banco Mundial ficará uma semana em cada país para conhecer de perto o processo de reformulação pelo qual os países passaram ao se ajustarem ao modelo econômico da União Europeia, além de se destacarem também em avanços na área de Controle Interno e Auditoria Interna.

01.03.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Vandecy Dourado – Assessor de Comunicação ( vandecy.dourado@cge.ce.gov.br )
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / (85) 3466.4898