Exportações de Frutas cresceram 5,89% em 2015

15 de dezembro de 2015 - 19:16

As exportações de frutas frescas no Ceará superou os anos anteriores e chegou a 5,89% ultrapassando os 100 milhões de dólares comparados até novembro de cada ano, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O destaque foi a exportação do Melão, Melancia e Mamão. “Mesmo com a redução da oferta de água o Estado surpreendeu”, destacou o secretário adjunto da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Euvaldo Bringel.

O gestor acredita que ainda esse ano o Estado supere os 114 milhões exportados no ano passado. “Tradicionalmente o mês de dezembro é um mês expressivo em exportação, com histórico de mais de 19 milhões de dólares só em dezembro. Estes resultados mostram a competitividade da produção de frutas no Estado do Ceará, que tem chegado cada vez mais a novos mercados no mundo e melhorado de qualidade, gestão e avanços na logística”, reforça Euvaldo Bringel.

Transposição das águas do Rio São Francisco

A expectativa para 2016, mesmo com a previsão de inverno abaixo da média, é que esses números sejam superados com a chegada das águas do Rio São Francisco, a partir do final do próximo ano. O secretário acredita que com a obra um novo quadro de segurança hídrica se instalará no Ceará.

alt

Após visita as obras, uma comissão formada por produtores e lideres de classe da FIEC e FAEC, com mais de 70 participantes, constatou que todos os trechos estão em construção e a primeira elevatória já está bombeando água do Rio São Francisco em direção ao Ceará. “Mais de 10 mil pessoas trabalham na obra. Todos os recursos para a conclusão já estão inclusos no orçamento da União, conforme compromisso assumido junto ao Governador Camilo Santana, por ocasião da primeira reunião com a Presidente”, lembra Euvaldo Bringel.

Plano Diretor de Irrigação para o Estado do Ceará

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) está desenvolvendo em parceria com o Ministério da Integração, e recursos do Banco Mundial, o Plano Diretor de Irrigação para o Estado do Ceará, que será concluído em 2016. O Plano dará uma nova orientação no crescimento sustentável da irrigação no Estado e indicará as oportunidades das novas fronteiras agrícolas decorrente das infraestruturas da Transposição do Rio são Francisco e da construção do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). “Será uma nova oportunidade de crescimento para o nosso Estado”, conclui o secretário adjunto.

11.12.2015

Julyana Silveira Campos