Comitê Gestor de Acesso à Informação estuda uniformizar classificação de informações

15 de dezembro de 2015 - 18:02

O Comitê Gestor de Acesso à Informação – CGAI se reuniu na manhã desta terça-feira (15), para discutir, dentre outros assuntos, a uniformização da forma de classificação de informações sigilosas dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Durante a 11ª reunião do grupo, foram postos em discussão alguns assuntos que poderiam ser classificados como sigilosos, a partir de portaria do CGAI, como processos de sindicância a processos administrativos disciplinares, denúncias de ouvidoria, fase interna de processo licitatório, documentação relacionada à desapropriação e documentação relacionada a especificações de sistemas informatizados.

A uniformização das classificações visa estabelecer um modelo para que os pedidos, oriundos dos órgãos e entidades do Estado, e que se assemelhem com outras solicitações, sejam automaticamente classificados. O assunto será analisado internamente para ser discutido nas próximas reuniões do grupo.

Outro item que pautou a reunião foi a deliberação sobre a alteração da forma de exibição das informações da remuneração dos servidores no Portal da Transparência. Com o objetivo de facilitar ainda mais a leitura das informações, os representantes do CGAI concordaram em acrescentar a remuneração bruta e líquida na busca por órgãos ou por cargos, sem que o usuário tenha que clicar no nome do servidor para ter acesso à informação sobre a remuneração. Atualmente, somente quando o usuário clica no nome do servidor pode acessar a informação detalhada.

O CGAI deliberou 47 solicitações de classificação de informação de diversos órgãos do Governo, sendo 30 classificadas como sigilosas, que serão divulgadas a partir da atualização da relação de informações sigilosas. Em breve, a lista com os documentos será atualizada no sítio institucional de cada órgão que solicitou o pedido e na página da CGE. Para acessar a lista completa, clique aqui.

15.12.2015

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br )
Vandecy Dourado – Assessor de Comunicação ( vandecy.dourado@cge.ce.gov.br )