Promoções da PM e CBM: Campanha Militar Solidário arrecada alimentos para doações em todo o Estado

10 de dezembro de 2015 - 20:21

Unir um momento histórico de celebração, mas sem esquecer dos mais necessitados. É com esse pensamento que a Polícia Militar do Estado do Ceará e o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará lançam a campanha Militar Solidário. A iniciativa convida os mais de 9 mil profissionais que serão promovidos na graduação militar a doarem alimentos não perecíveis que serão doados nas regiões mais afetadas do Estado pela Defesa Civil.

O cronograma prevê a realização de dez solenidades, duas na Capital e nove no Interior, entre os dias 16 e 23 deste mês. Com mais de 9 mil militares promovidos, a estimativa é pela arrecadação de cerca de 16 toneladas de alimentos. Todas as pessoas que estarão nas solenidades poderão a participar da campanha.

Segundo o relações públicas da Polícia Militar, tenente-coronel Andrade Mendonça, é importante utilizar esse momento de celebração para também ser solidário. “A PM, junto ao Corpo de Bombeiros e o Governo do Estado, aproveitando esse ato de promoções, achou prudente arrecadar alimentos para os necessitados, principalmente no Interior. É uma forma de coroar o momento em que cerca de 60% da tropa está sendo beneficiada. Se cada promovido levar dois quilos, teremos cerca de 16 toneladas de alimentos. Lembrando que em todos os locais haverá coleta, então, esperamos que ao final esse número seja elevado”, disse.

O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cleiton Bastos, faz o apelo para que a ação seja divulgada tanto dentro das corporações como fora. “É importante que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros divulguem entre suas tropas, convoquem também o pessoal de fora a participar. Serão cinco dias, dez solenidades, e a Defesa Civil vai manter efetivos lá para arrecadar. Depois de feita à contagem, veremos com a Casa Civil o processo logístico para a distribuição, ajudando a população mais necessitada”, disse.

Dezembro

O mês de dezembro marcará uma conquista histórica para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Ceará. Entre os dias 16 e 23, cerca de nove mil profissionais das duas instituições serão promovidos pelo Governo do Estado. No total, serão dez eventos – dois em Fortaleza e um em Sobral, Crateús, Itapipoca, Canindé, Iguatu, Juazeiro do Norte, Russas e Quixadá.

Fortaleza abrirá as solenidades de promoções no dia 16, às 9 horas, no Centro de Eventos. No mesmo dia, às 18 horas, os PMs e bombeiros da Região Norte participam do evento em Sobral. Em 17 de dezembro serão realizadas a segunda solenidade na Capital, novamente às 9 horas, e a de Crateús, às 18 horas, que inclui os profissionais dos Inhamuns. No dia 18, o governador promove os policiais e bombeiros de Canindé, às 19 horas.

Já na segunda-feira, dia 21, Itapipoca e região serão beneficiadas, a partir das 17 horas. No dia seguinte, os profissionais da Região do Cariri serão promovidos em evento realizado em Juazeiro do Norte, às 9h. Em seguida, às 18h, Iguatu sedia as promoções dos PMs e bombeiros do Centro-Sul do Ceará. Por fim, no último dia de solenidades, os beneficiados do litoral leste e do Vale do Jaguaribe participam da solenidade em Russas (9h), enquanto que os profissionais que atuam no Sertão Central e no Maciço do Baturité serão promovidos em Quixadá, às 18h.

Lei aprovada e sancionada em maio

Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril, a Lei das Promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.

A principal novidade do projeto é a extinção do limitador de vagas para ascensão. Ou seja, quem cumpriu o interstício (tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido) pode concorrer ao benefício. A cada ano, 60% do total será promovido. Os demais podem pleitear a promoção no ano seguinte, e, não conseguindo por dois anos seguidos, serão promovidos automaticamente.

Primeira turma

Em junho deste ano, os primeiros 65 oficias (48 PMs e 17 bombeiros) beneficiados com a Lei das Promoções participaram de formatura no Palácio da Abolição. Pela legislação antiga seriam apenas 29 profissionais beneficiados em 2015.

tabela baixo

10.12.2015