Secult promove quinta (10), em Amontada, ‘Diálogos Culturais’

8 de dezembro de 2015 - 18:07

Uma grande reunião entre o secretário Guilherme Sampaio, a equipe da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e artistas, produtores, técnicos, gestores, educadores, formuladores, articuladores e público do setor cultural, atuantes nas regiões do Litoral Oeste, Vale do Curu e Aracatiaçu, em um pacto pelo fortalecimento das políticas de cultura no Estado. Essa é a proposta do encontro “Diálogos Culturais”, evento promovido regularmente pela Secult, em diferentes regiões do Ceará.

Na quinta-feira (10), às 15h, a roda de debates, aberta à participação de todos os interessados em discutir as políticas públicas para a cultura e a arte, chega a Amontada, congregando a comunidade cultural do Litoral Oeste e adjacentes formada pelos municípios de Paracuru, Paraipaba, Trairi, São Gonçalo do Amarante, Apuiarés, Itapipoca, Itapajé, Pentecoste, Tejuçuoca, Miraíma, Umirim, General Sampaio, Uruburetama, Amontada, São Luís do Curu, Tururu e Itarema.

A reunião será realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Amontada (Av. General Alípio dos Santos, 1343 – Centro). Serão convidados os gestores culturais dos diversos municípios da região, bem como artistas, produtores, espectadores e articuladores das artes e da cultura em geral. O “Diálogos Culturais – Litoral Oeste, Vale do Curu e Aracatiaçu” se soma às várias reuniões já realizadas pelo secretário Guilherme Sampaio com secretários municipais de Cultura, na sede da Secult em Fortaleza e também nos municípios, como forma de fortalecer a parceria entre as secretarias municipais e estadual e a integração no Sistema Estadual de Cultura.

Durante os “Diálogos Culturais” será promovido um debate, aberto a todos os interessados em discutir as políticas públicas para a cultura, apresentando sugestões, apontando prioridades, reforçando demandas e fazendo perguntas ao secretário de Cultura do Estado do Ceará. Os “Diálogos Culturais” já foram realizados presencialmente nos municípios de Sobral, Crato, Fortaleza, Quixadá, Guaramiranga e Russas, sempre com um caráter regional, congregando a comunidade cultural das cidades vizinhas. Também foram realizadas edições temáticas, em Fortaleza, como as voltadas para os editais da Secult, as políticas de cultura para o público LGBT, o debate sobre o mecenato e a relação entre produtores culturais e empresas apoiadoras de projetos.

Para viabilizar maior participação e ampla repercussão, os “Diálogos Culturais” contam com transmissão online, pelo site da Secult (www.secult.ce.gov.br) e nas páginas da Secretaria nas mídias sociais, como o Facebook e o Twitter. Trata-se de um programa permanente, de promoção de diálogo direto entre a Secult e os cidadãos, tanto de forma presencial quanto através da Internet, cumprindo as diretrizes de democratização e participação, definidas na política cultural do Estado.

Segundo o secretário, a nova edição do “Diálogos Culturais” no Litoral Oeste é mais uma demonstração de um dos compromissos da Secult para a atual gestão, de ampliar ações e recursos no Interior. “Esse compromisso está expresso no plano de governo, definido pelo governador Camilo Santana após amplo debate com vários setores da sociedade, e norteará as políticas e ações da Secult, de várias formas. As atividades desta quinta-feira em Russas se somam a esse movimento”, detalha Guilherme Sampaio.

SERVIÇO:

Diálogos Culturais da Secult – Litoral Oeste, Vale do Curu e Aracatiaçu

Quinta-feira (10), às 15h, em Amontada.

Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Amontada (Av. General Alípio dos Santos, 1343 – Centro). Entrada franca.

Informações:  Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult – (85) 3101-6763 ou 6795/www.secult.ce.gov.br / codac@secult.ce.gov.br .

Fotos: Divulgação/Secult/Felipe Abud

08.12.2015