Praça do Ferreira também é ponto de encontro para doação de sangue

8 de dezembro de 2015 - 12:46

No mês de dezembro, quando as compras de Natal movimentam ainda mais o comércio e pelo Centro de Fortaleza circulam 500 mil pessoas por dia, em média, e também no mês de janeiro, na folga das férias escolares dos filhos, é possível parar um pouquinho para praticar solidariedade e fazer a doação de sangue. O Hemoce, da rede pública do Governo do Estado, está com um posto de coleta na Praça do Ferreira, recebendo doação de sangue e realizando cadastro para doadores de medula óssea de segunda a sábado, integrado na campanha Natal de Luz, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza.

De segunda a sexta-feira as doações podem ser realizadas das 8 às 16h e aos sábados das 8 às 14h. Aproveite a oportunidade. A coleta na Praça do Ferreira vai até o dia 30 de janeiro. Seja um doador voluntário de sangue e ajude a salvar vidas. Todo o processo de doação leva em média de 40 a 60 minutos. A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano e as mulheres a cada três meses, no máximo três vezes ao ano.

O sangue doado no Hemoce ajudar a salvar vidas de pacientes em mais de 300 hospitais, atendendo 94% dos leitos hospitalares e 100% da rede SUS no Ceará. Em Fortaleza, além da Praça do Ferreira, as doações podem ser realizadas na sede do Hemoce, Avenida José Bastos 3390, Rodolfo Teófilo, e no posto de coleta no IJF, na Rua Barão do Rio Branco, 1816, centro. Já no interior do Estado, o Hemoce conta com unidades nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Iguatu.

Confira aqui os horários de funcionamento de cada unidade.

O que é necessário para doar:

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Atenção: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br)

08.12.2015

Assessoria de Imprensa do Hemoce