Escola em Iracema é vencedora do Edital Elas nas Exatas

8 de dezembro de 2015 - 19:06

No município de Iracema, a 290 km de Fortaleza, a Escola de Ensino Médio Deputado Joaquim Figueredo de Correia ficou entre os 10 vencedores do edital “Gestão Escolar para Equidade: Elas nas Exatas”. A iniciativa é do Instituto Unibanco, Fundo Elas e Fundação Carlos Chagas e tem o propósito de contribuir para a maior inserção de meninas em carreiras nas ciências exatas e naturais, ampliando seu repertório de escolhas profissionais e de projetos de vida.

O projeto vencedor foi criado pela coordenadora escolar Gardênia Junqueira, em parceria com toda a comunidade, e promoverá um clube de ciências para meninas, com a realização de oficinas de robótica, palestras e eventos científicos a fim de incentivar a participação das alunas nas olimpíadas de matemática, física e robótica.

Para o? ?diretor da escola, Marcos Lima, a instituição é cheia de boa vontade e dedicação de alunos, professores e gestores, e está em festa com mais uma conquista.

“Estamos muito felizes e todos estão apostando que, em 2016, celebraremos muito mais conquistas com as meninas também como protagonistas”, completa.

O edital recebeu mais de 170 projetos que tinham como foco a redução do impacto das desigualdades de gênero nas escolhas profissionais das estudantes do Ensino Médio.
?

As iniciativas selecionadas
são do Amazonas, Bahia, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina.

A escola em Iracema já foi destaque em outras premiações, como: Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, em 2012; Fundo Baobá para Equidade Racial, em 2014; Vencedor Regional do Prêmio Itaú/Unicef (Regional Nordeste), em 2015.

A EEM Figueiredo Correia foi destaque também com o estudante Helyson Braz no recente vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). O tema da redação, que abordou o papel da escola no surgimento de novos cientistas, contou a história de vida do aluno que participa de uma pesquisa sobre um antiviral natural, à base de frutas, e que combate os efeitos da gripe.

Com essa iniciativa, o estudante conquistou medalha de bronze na maior feira de ciências estudantil de nível médio do mundo, a “Intel International Science and Engineering Far (Isef)”, nos Estados Unidos. Helyson apresentará a pesquisa em Nova Iorque, em 2016, na “Genius: International High School Environmental Project Olympiad”.

08.12.2015

Larissa Cavalcante