Seminário Games e Mobile na InfoBrasil vai discutir políticas e oportunidades

27 de outubro de 2015 - 13:05

Quais as demandas do mercado e como anda a qualificação profissional na área de Games e Mobile? A InfoBrasil 2015 promoverá o Seminário Games e Mobile no 27/10 (terça-feira), a partir das 14h, no auditório do anexo II da Assembleia Legislativa. Universidades, Abragames, AciGames e União Cearense de Gamers debaterão e apresentarão as novas políticas e produtos na área.

Diversão e negócio – Por trás do entretenimento que oferecem os games, uma indústria em transformação vai criando escopo e força no Brasil. São desenvolvedores, aceleradoras e empresários antenados nas tendências e oportunidades de negócios na área, que a cada dia se profissionaliza mais e se destaca dentro do mercado mundial.

Algumas entidades têm surgido para reunir fabricantes, estudiosos e aficionados pelos jogos. Uma delas é a Associação Comercial e Industrial dos Jogos Eletrônicos do Brasil – AciGames. De acordo com o seu presidente, Moacyr Alves, o Brasil ocupa o oitavo lugar mundial neste mercado, que é composto por três vertentes: academia, desenvolvimento (os chamados Indies) e comércio (vendas de varejo). É bem possível que o negócio movimente no País algo em torno de U$ 1 bilhão.

“Como todo o setor de economia criativa, estamos amadurecendo e começando a fazer a diferença no mercado mundial. Ainda temos uma parcela muito pequena perante essa indústria, mas acredito que estamos fazendo a lição de casa e que em um período de médio prazo vamos fazer a diferença”, avalia Moacyr.

Além da pirataria, outra barreira que o setor enfrenta é a do preconceito. “Os games muitas vezes são infantilizados, ou seja, visto apenas para crianças. Outro preconceito diz respeito à questão de que os games deixariam as pessoas violentas”. As oportunidades neste mercado são diversas, mas esbarram na burocracia brasileira e na falta de interesse do governo. “Essa burocracia tem afastado e muito empresas a investir no Brasil”, comenta.

Gamers unidos – O Ceará conta com um grupo que representa e organiza jogadores – os chamados gamers – em torno da cultura dos jogos eletrônicos no Estado. A União Cearense de Gamers (UCEG) também atua junto ao comércio local. De acordo com diretor-presidente da entidade, Izequiel Norões, diversos eventos são realizados em parceria com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Fortaleza para difundir a temática. Outra grande vitrine, para ele, é a InfoBrasil – uma feira realizada fora do eixo tradicional Rio de Janeiro/São Paulo.

SEMINÁRIO GAMES E MOBILE – INFOBRASIL 2015

Data: 27 de Outubro
Horário: 14h às 20h
Local: Auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, 6º andar  -Anexo II
Entrada franca.

Confira a programação: http://www.infobrasil.inf.br/pagina/games-e-mobile

Mais informações: (85) 3261-1111

Informações para a imprensa: (85) 98833-3217 | 98877-9710

27.10.2015

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898