Sema apoia Rede de Catadores do Ceará

26 de outubro de 2015 - 16:37

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (26/10) com representantes da Rede Estadual de Catadores do Estado do Ceará que é vinculada ao Movimento Nacional de Catadores (Cataforte). No encontro, Bruno abriu as portas da Sema para a construção de um diálogo permanente, aproximando a Rede na discussão final da Política Estadual de Resíduos Sólidos.

“Os catadores organizados são fundamentais na elaboração da Política Estadual de Resíduos Sólidos. A equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes) está orientada para dar o apoio necessário para que os catadores estejam presente nas discussões”, colocou o secretário Artur Bruno.

Atualmente, a Rede Estadual de Catadores, presidida por Antônia Mercília conta com um total de 35 associações em todo o estado. Um dos entraves encontrados pela Rede de Catadores é a cobrança de taxas consideradas altas que inviabilizam a construção de galpões de triagem e realização de outros projetos.

“Pleiteamos a flexibilização das exigências burocráticas do Estado para com os empreendimentos do catadores”, assinalou Alex Marques, Coordenador do Movimento Cataforte, seção Ceará. Já a tesoureira da Rede de Catadores, Charliany Bezerra acrescentou que a isenção de taxas, impostos e tributos vão ser importantes para a concretização de projetos futuros. A nossa meta é trabalhar com organização com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Cidades e prefeituras”, enfatizou.

A reunião teve a participação dos técnicos da Sema Leorne Cavalcante, Fabíola Alves e Ilana Falcão. Participaram, ainda, o engenheiro Stênio Teixeira, vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-Ce), Paulo César Braga, da Funasa, e Ana Maria Freitas, do Cáritas-Ce.

26.10.2015

Assessoria de Imprensa da Sema
Elizabeth Rebouças e Marconi Alves / 85 3101-1235

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / 85 3466.4898