Ciência e Tecnologia no CE: equipamento facilita e qualifica atendimento de pacientes no interior

25 de outubro de 2015 - 13:57

A série sobre tecnologia a serviço do cidadão apresenta o Hospital Regional do Cariri, da rede pública do Governo do Estado. Exames antes realizados apenas no HGF,como ressonância magnética, agora estão mais acessíveis a pacientes do interior do Estado.

O Hospital Regional Cariri (HRC), da rede pública do Governo do Estado, em Juazeiro do Norte, é o único hospital com o serviço de ressonância magnética pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em toda a macrorregião, que tem 44 municípios. Antes do HRC, para exames de alta complexidade, entre eles a ressonância magnética, o paciente precisava enfrentar uma viagem de quase 500 quilômetros até a capital, onde somente o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), na rede pública, realizava esse moderno exame, que assegura um diagnóstico mais preciso para o início imediato do tratamento, o que diminui sofrimento aos pacientes e aumenta as chances de cura.

A aposentada Vicentina de Luna, 75 anos, moradora da zona rural do município de Barbalha, foi diagnosticada com cálculo na vesícula. Ela foi encaminhada pela Central de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado ao HRC, após indicação médica para realização da ressonância magnética. “Quando fomos até o hospital em Barbalha, nos foi informado que ela precisava de um exame de ressonância magnética. Nos encaminharam para o regional e, da emergência, ela foi levada direto para a sala de exame. Com a certeza do cálculo, ela foi submetida à cirurgia e hoje retornou para fazer pela segunda vez a ressonância, apenas para confirmar que ela está livre das pedras na vesícula. Graças a Deus e a precisão desse exame, a minha mãe está de alta e volta para casa com saúde e sem dor”, comemora.

Abanner ressonancia hrc 2015 ressonância magnética é um equipamento de imagem que usa ondas de radiofrequência e um forte campo magnético para obter informações detalhadas dos órgãos e tecidos internos do corpo, sem a utilização de radiação ionizante. Através desse tipo de exame, é possível obter o diagnóstico precoce de diferentes doenças. Como o AVC, câncer, trauma de coluna e articulações, doenças relacionadas a vesícula biliar e pâncreas. De acordo com Paulo César Solon, médico radiologista intervencionista do HRC, a ressonância é um dos exames de imagem mais moderno que aumenta a chance de cura do paciente devido ao rápido diagnóstico, além de evitar intervenções cirúrgicas desnecessárias. Segundo o médico radiologista, muitos casos são resolvidos de forma rápida e eficiente evitando uma cirurgia devido à precisão do exame. Usar esse tipo de tecnologia no Hospital Regional do Cariri possibilita ao paciente um retorno rápido para casa. “Para que se entenda melhor, em um caso como o de cálculo biliar, com o auxílio da tecnologia, o paciente fica internado no máximo três dias.

O Hospital Regional do Cariri, primeiro hospital público terciário construído no interior do Ceará, desde a inauguração, já realizou mais de seis mil ressonâncias magnéticas. Só em 2014 foram feitas 2.068. Este ano, até setembro, 571 ressonâncias. O HRC foi o primeiro hospital do Nordeste e Centro-Oeste, com mais de 200 leitos, a receber o título de Acreditado – nível II, pela qualidade na assistência e segurança ao paciente. Referência em traumatologia e com emergência aberta 24 horas para toda a macrorregião do Cariri, com uma população de 1,4 milhão de habitantes, o HRC é também um hospital de ensino. Contribui para a formação de profissionais para garantir à população, sem sair da região onde mora, assistência nas diferentes especialidades do perfil de atendimento terciário, de alta complexidade do hospital.

Leia mais sobre a série:

Ciência e Tecnologia no CE: Adece encurta distâncias através de ferramentas online e promove o desenvolvimento econômico do Estado
Ciência e Tecnologia no CE: aplicativos eletrônicos facilitam acesso a serviços públicos
Ciência e Tecnologia no CE: Pesquisa do Lacen inova diagnóstico de dengue no mundo
Ciência e Tecnologia no CE: Pefoce dispõe da melhor estrutura do Brasil para a solução de crime
Ciência e Tecnologia no CE: ferramentas garantem acesso fácil ao diagnóstico do clima e ao monitoramento das águas
Ciência e Tecnologia no CE: cápsula ajuda em diagnóstico preciso de doenças do intestino
Ciência e Tecnologia no CE: Porto Iracema das Artes forma primeira turma do curso de jogos eletrônicos em novembro

25.10.2015

Assessoria de Imprensa do Hospital Regional do Cariri
(88) 3566.3627 / 3566.3600

Assessoria de Comunicação da Sesa