Feira da Música e Bienal Internacional da Dança movimentam fim de semana de Fortaleza

22 de outubro de 2015 - 20:45

É chegada a hora da Feira da Música 2015 e da Bienal da Dança. Com artistas locais e internacionais, as atividades serão gratuitas e oferecem muitas oportunidades de shows, oficinas, palestras e debates, além do intercâmbio cultural proporcionado pelas ações, que se espalham por diversos equipamentos culturais e espaços da cidade. É conferir a programação e se agendar para aproveitar ao máximo.

Com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a programação da Feira da Música 2015 tem abertura nesta quinta-feira (22), no Teatro Carlos Câmara, às 18h30, com show de Mauricio Pereira, seguindo com a apresentação da Orquestra Sinfônica Arte Viva e da cantora Elba Ramalho, no Theatro José de Alencar, às 20h. A ação tem continuidade nos palcos montados nas Praças do Ferreira e dos Leões. Os ingressos serão distribuídos no Carlos Câmara a partir das 14h, e no José de Alencar a partir das 13h. A programação completa da Feira da Música 2015 está disponível no link: www.feiradamusica.com.br.

RBienal TORDRE 4K1B0063HD

O mais aguardado evento de dança do Ceará começa nesta sexta-feira (23), e segue até 8 de novembro

A Bienal de Dança do Ceará traz extensa programação a Fortaleza e oito cidades do interior. A atividade reunirá, de 23 de outubro a 8 de novembro, artistas do Brasil, Argentina, Bélgica, Cabo Verde, Coreia do Sul, França, Portugal e Suíça em espetáculos inteiramente gratuitos. Com o patrocínio da Petrobras, Governo Federal e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, e o co-patrocínio da Caixa, a Bienal chega à 10ª edição.

Quando tudo começou…

Há 18 anos, a Bienal Internacional de Dança do Ceará começava uma história longa, de intensa e contínua atividade de difusão e formação na capital e interior, com o mérito, ainda, de ter representado papel fundamental para o surgimento de cursos técnicos e de graduação superior em dança no estado.

Em 2015, na 10ª edição da Bienal, uma programação de 23 de outubro a 8 de novembro, percorrerá Fortaleza (23/10 a 2/11), Sobral (23 a 25/10), Juazeiro do Norte (27 a 30/10), Crato (28 e 29.10), São Gonçalo do Amarante – Taíba (30 e 31/10), Paracuru(31.10 e 01/11), Itapipoca (03 e 4/11), Trairí (5 e 6/11) e Uruburetama (7 e 8/11).

São mais de 70 apresentações de artistas locais, nacionais e internacionais na capital e nas oito cidades do interior, além de residências artísticas, oficinas, palestras e intervenções em espaços públicos. Em Fortaleza, a Bienal acontecerá em importantes equipamentos culturais – Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Teatro Dragão do Mar, Sesc Senac Iracema, CUCAs Barra e Mondubim, e na Praça das Artes, na Granja Portugal, em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim. A programação completa da Bienal está disponível na página: http://www.bienaldedanca.com/2015/index.html

Museus e Sobrado Dr José Lourenço trazem exposições e visitas guiadas

Neste final de semana, teremos ainda as exposições “Traços da Gravura Brasileira” e “Versus”, no Sobrado Dr José Lourenço, com visitação aberta de terça à sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, de 9h às 17h, com acesso gratuito. O Museu do Ceará também estará aberto até sábado, 24/10, de 9h às 16h, com a visitação da exposição “Ceará uma História no Plural” e com o “Memorial Frei Tito”.

Leitura em todos os lugares: Agora podemos colher livros também no Tamarindeiro da Estação

É o que propõe a Biblioteca Pública Espaço Estação para a manhã deste sábado, das 9h às 12h, em mais uma sessão de leitura. Basta chegar, colher um livro do seu interesse e dar asas à imaginação. Também no Espaço Estação teremos, das 14h às 17h, a Oficina de Rói Rói com o artista com Ranilson Rodrigues.

O Rói Rói é um brinquedo popular e peça fundamental para o desenvolvimento intelectual e coordenação motora da criança, age de forma interativa no mundo de fantasias da criança, aproximando-­a da realidade social em que vive. Os interessados em participar da oficina devem realizar inscrições pelo  email: cassiapacoti@yahoo.com.br , informando Nome, Email, Telefone, CPF ou pelo Telefone: 3101-6799.

Porto Iracema das Artes promove conexões entre os processos criativos desenvolvidos nos laboratórios

No próximo dia 23/10, no Cena 15, às 17h, será realizada a conversa “Mostra o teu que eu mostro o meu”: o que quer e pode essa tal dramaturgia no corpo? Para a ação terá como convidados os coreógrafos Thereza Rocha e Marcelo Evelin. Saiba mais no nosso site: http://www.portoiracemadasartes.org.br/projeto-amarracoes-…/

Além desta ação, no dia 27 de outubro, às 19h30, em comemoração aos 20 anos de filmagem da película Baile Perfumado, a escola Porto Iracema das Artes exibe o filme em 35mm e promove oficina com seu realizador, o cineasta e roteirista Paulo Caldas, para analisar a obra plano a plano. Inscrições: www.portoiracema.org.br

Centro Cultural Bom Jardim segue com inscrições para ação de Formação e com atividades na praça das Artes

O Centro Cultural Bom Jardim segue com inscrições abertas até domingo (25) para a seleção de propostas de ação formativa no equipamento da Cultural da Secult. As inscrições podem ser feitas on-line (http://bit.ly/1hJopq0) e na sede do próprio CCBJ. Dá uma olhada no site do CCBJ para não perder o prazo.

Tem também para o final de semana muita música, dança e teatro começando na sexta-feira, 23, com a Feirinha Papaco Cultural trazendo comidas, artesanatos e produtos criativos. A atividade é seguida de shows com a Nação Iracema no Dragão e pelo teatro “Jangurussu – Catadores de Histórias”, dirigido por Gleison Cruz, tudo gratuito e realizado na Praça da Juventude – Granja Portugal. No sábado, 24, a animação continua com a Nação Iracema e o show com a Banda Renegados.No domingo, 25, a praça das artes recebe a Bienal de Dança, às 21h com o Balé Baião, e o espetáculo de Erivan Produtos do Morro.

A programação completa dos equipamentos da Secult está disponível no site: www.secult.ce.gov.br

Fotos: Divulgação

22.10.2015

Assessoria de Comunicação da Secult
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil