Apreensão de armas de fogo cresce 15,5% em setembro no Ceará

15 de outubro de 2015 - 15:02

O contínuo aumento no número de apreensões de armas de fogo no Ceará é um dos resultados que vêm sendo obtidos pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) com uma maior integração entre as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, diretriz do Programa Em Defesa da Vida. No mês de setembro, o aumento das apreensões de armas foi de 15,5%. Foram apreendidas 620 armas no período, contra 537 no mesmo mês do ano passado.

O balanço de apreensões de armas de fogo nos nove primeiros meses deste ano contabilizou 4.984 armas apreendidas no Estado, um aumento de 7,9% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram apreendidas 4.618 armas. O mês com maior registro de apreensões em 2015 foi setembro, com 620 armas apreendidas, seguido de março, com 605 armas coletadas e agosto, com 575 apreensões.

Entre as armas apreendidas este ano, o revólver é o mais recolhido. Foram 2.959 revólveres retirados de circulação, seguidos pela apreensão de 1.163 espingardas e 718 pistolas, o que representa 59,36%, 23,33% e 14,40%, respectivamente, do total de armas apreendidas esse ano.

Um dado que chama atenção é a quantidade de armas de maior potencial destrutivo – como fuzis, metralhadoras, escopetas e submetralhadoras, que foram apreendidas em 2015. Vinte e seis armas foram apreendidas este ano, contra duas apreendidas no mesmo período de 2014, um aumento de 1.200%.

Para o secretário Adjunto da SSPDS, coronel Lauro Prado, esses números devem-se a integração das forças de segurança. “Os números são reflexo do árduo trabalho desenvolvido pelos órgãos de segurança, sendo consequência de diversas ações realizadas com o objetivo de tirar de circulação o máximo de armas em situação irregular. Os policias que estão nas ruas e nas delegacias estão sempre trabalhando para apreender armas e diminuir o número de homicídios e o tráfico de drogas no nosso Estado”, ressaltou.

A apreensão de armas no Estado também apontou alta no número de armas recolhidas no Ceará em 2014, comparado a 2013. No ano passado, foram 6.224 armas apreendidas em todas as 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs), ante 6.124 em 2013.

Arsenal recuperado

RApreensão de armas de fogo cresce 155 no mês de  setem-bro no Ceará 14.10.2015Uma operação realizada no dia 16 de setembro, resultou na apreensão de 65 pistolas calibre 380, um revólver calibre 38, além de 11 mil munições. A ação foi desenvolvida por policiais civis do 12º Distrito Policial (DP) e o Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP). O armamento foi roubado de uma transportadora no dia 14 de setembro. O homem apontado como responsável pela guarda do armamento foi preso.

A recuperação do arsenal foi determinada como prioridade pelo secretário da SSPDS, Delci Teixeira, tendo em vista que a circulação dessas armas na posse de criminosos, certamente acarretaria sérias consequências e elevação dos índices de criminalidade no Estado, em especial, nos crimes relacionados a homicídios e roubos.

Em Defesa da Vida

R26.08.2015  2A retirada de armas de circulação colabora com a diminuição no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que vêm apresentando queda desde fevereiro último.

As reduções apresentadas nos CVLIs são resultado das ações desenvolvidas pelo Programa Em Defesa da Vida, desempenhadas pela SSPDS, por meio das Polícias Civil e Militar, dos Bombeiros Militar e Perícia Forense. A integração entre as forças de segurança, o trabalho das polícias focado nas áreas, horários e dias que apresentam maiores taxas de crimes e os levantamentos realizados pelas áreas de inteligência, refletem as quedas dos índices criminais e o aumento das apreensões.

Fotos: Acervo / SSPDS

15.10.2015