Cinco mil alunos são beneficiados com programas de prevenção ao uso de drogas no Ceará

13 de outubro de 2015 - 15:07

Despertar habilidades, estimular o pensamento crítico, desenvolver a autoestima, ampliar os conhecimentos sobre o uso nocivo de drogas lícitas e ilícitas para crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, seus familiares e comunidades é o que pretende a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), através do seu Sistema Integrado de Prevenção (SIP). Atualmente, a pasta desenvolve cinco programas de prevenção em dez municípios cearenses. As atividades são realizadas por profissionais de educação, saúde e assistência social.

RDSCN6029As cidades beneficiadas são: Camocim, Sobral, Tianguá, Crateús, Quixeramobim, Iguatu, Juazeiro do Norte, Barbalha, Aracati e Caucaia. Também participaram das atividades profissionais convidados da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e da coordenadoria de gestão da articulação das políticas sociais da Vice-Governadoria do Estado.

Os programas são desenvolvidos em 52 escolas públicas, em forma de projeto piloto, até o final do segundo semestre letivo deste ano, atendendo estudantes dos ensinos Fundamental I e II e Médio. Além disso, estão sendo implantadas ações focadas em famílias, Organizações Não Governamentais (ONGs), associações e instituições de cunho comunitário.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, destaca que o SIP está atingindo, inicialmente, cerca de cinco mil alunos cearenses e quase 12 mil pessoas entre familiares, lideranças e membros de comunidades. A titular da pasta ressalta que as ações preventivas são pautadas em princípios éticos e pluralidade cultural, buscando a promoção da saúde física e mental, individual e coletiva e valorizando a integração socioeconômica e as relações familiares. A partir do desenvolvimento das atividades em cada município, a SPD promove monitoramento para mensurar a efetivação e os resultados alcançados.

SIP

O Sistema Integrado de Prevenção (SIP) é composto por cinco programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas desenvolvidos em escolas e comunidades cearenses. São eles: Jogos Elos, #Tamojunto, Fortalecendo Famílias, Juventude em Ação e Fortalecendo Minha Comunidade.

‘Fortalecendo Famílias” : O projeto acontece através de sete encontros semanais conduzidos por profissionais da assistência social e outros, que envolvem pais, responsáveis e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade, criando um espaço reflexivo para desenvolver maneiras eficazes de comunicação e relacionamento. Também são abordadas iniciativas de desenvolvimento de habilidades sociais, promovendo a interação entre pais e filhos. A ideia é alcançar a redução da agressividade, do isolamento social e do uso e abuso de substâncias psicoativas, bem como obter a melhoria do rendimento escolar. A ação é voltada para famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

‘Jogo Elos’: Atua com crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I nas escolas públicas municipais. Eles aprendem a estimular o desenvolvimento de habilidades sociais, como autonomia, autocontrole, tolerância, além da criação de ambientes propícios para o aprendizado e a prevenção ao uso de drogas.

#Tamojunto: Mobiliza jovens da 7º série e 8º ano do ensino fundamental II da rede pública de ensino do Estado. São 12 aulas de atividades interativas que despertam habilidades e recursos específicos para que os estudantes possam lidar com influências sociais (amigos e outros), adquirindo conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde. O #Tamojunto também oferece oficinas para pais e responsáveis, entrelaçando a vida familiar com as práticas de prevenção.

‘Juventude em Ação’: É realizado em escolas, atingindo estudantes do ensino médio da rede pública do Estado. O projeto inclui a realização de rodas de conversa (Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa) que envolvem familiares e lideranças locais. O objetivo é alcançar a diminuição do número de usuários de substâncias psicotrópicas, socializando conhecimentos científicos integrados à vida cotidiana sobre as drogas e seus efeitos para a saúde. Além disso, busca fortalecer os laços familiares e comunitários.

‘Fortalecendo Minha Comunidade’: É voltado às entidades comunitárias que desenvolvem atividades na perspectiva da promoção de cidadania e prevenção do uso de drogas. O objetivo é apoiar técnica e financeiramente os projetos de iniciativas comunitárias a fim de reduzir os fatores de risco e fortalecer os fatores de proteção relacionados ao uso de drogas.

Todo o processo de formação desenvolvido pela SPD tem a supervisão da coordenadora do SIP, Miriam Rivalta Barreto. A Secretaria implanta os programas internacionais de prevenção Jogo Elos, #Tamojunto e Fortalecendo Famílias numa parceria com o Ministério da Saúde e Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Já os programas Juventude em Ação e Fortalecendo Minha Comunidade foram criados por iniciativa própria da SPD, com apoio do Governo do Estado.

13.10.2015

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939