Telas e artesanato produzidos em unidades prisionais são expostos no Shopping Benfica

5 de outubro de 2015 - 13:45

Um barco que corre no mar, uma casa no campo, natureza, religião… O que essas imagens têm em comum? A representação da liberdade para cinco internos da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo. Os internos fazem parte do ateliê de pintura montado na unidade e, a partir do dia 8 de outubro, expõem suas telas dentro da exposição Arte em Vida, na galeria BenficArte, do Shopping Benfica.

Foram 20 telas desenvolvidas por eles nos últimos dois meses. O ateliê foi montado pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), que além de ceder o espaço, projeta ofertar um curso de desenho para os internos aprimorarem suas técnicas. O material utilizado é custeado pela venda dos quadros. “O apoio ao ateliê de pintura é uma das ações inseridas nas nossas oficinas culturais. Essas atividades reduzem o ócio, são um fator de pacificação, e ajudam os internos com a remição da pena”, destaca a coordenadora de inclusão da Sejus, Cristiane Gadelha.

Para o titular da Sejus, Hélio Leitão, o incentivo às atividades culturais são fundamentais ao esforço de humanização da pena e do sistema penitenciário. “Temos uma diretriz clara que é do estímulo ao trabalho e da educação. E a cultura se insere nessa tríade, como mais uma forma de oferecer um cumprimento de pena digno e com mais oportunidades para que estas pessoas conheçam um caminho melhor, fora do crime ao deixarem as unidades prisionais”, pontua Leitão.

Artesanato

Também durante a exposição de quadros, o Shopping Benfica recebe um estande de artesanato produzido dentro das unidades prisionais. São produtos em crochê, tapeçaria, pintura e outras artes manuais confeccionadas pelos internos dentro do projeto Fabricando Oportunidades.

SERVIÇO:

Exposição Arte em Vida

Quando: 8 a 31 de outubro

Onde: Galeria BenficArte, no Shopping Benfica

05.10.2015

Assessoria de Comunicação da Sejus
Camille Soares
ascom.sejus@gmail.com / (85) 3101.2862

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898