Governador entrega mais 400 unidades habitacionais do Residencial Cidade Jardim

27 de junho de 2015 - 18:04

“Para mim não existe alegria maior do que entregar essas chaves para uma mãe, uma família que muitas vezes vivia de aluguel, em barraco, ver as crianças aqui jogando bola na quadra. Saio daqui renovado porque isso é a demonstração que estamos trabalhando no caminho certo”, disse o governador Camilo Santana ao realizar a entrega, neste sábado (27), ao lado do prefeito Roberto Cláudio, as 400 unidades habitacionais no Residencial Cidade Jardim, no bairro José Walter, em Fortaleza. As unidades fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, e receberam investimento de R$ 25,5 milhões.

Com 400 as unidades entregues, já são 1.972 apartamentos repassados a moradores de baixa renda, de um total de 5.536 previstos para o conjunto habitacional Cidade Jardim, o maior da região Nordeste. Durante a solenidade, o padre Francisco Sales fez uma benção ao conjunto. Em seguida, o governador entregou a placa da segunda etapa do módulo 2 do residencial e assistiu a um vídeo com depoimentos, além de fazer a entrega simbólica das chaves dos apartamentos.

Emocionado com o momento, Camilo relembrou o longo trajeto para que o sonho de centenas de pessoas se tornasse realidade. “Aqui não é uma obra de tijolo e concreto, é uma grande obra social. Tenho um sentimento de muito carinho por esse residencial Cidade Jardim. Eu era secretário de Cidades do governo Cid Gomes e lembro que ali havia um acampamento na avenida Perimetral, eu visitava e via pessoas vivendo em situação precária. Foi uma luta para que esse espaço se tornasse um grande empreendimento imobiliário para pessoas de baixa renda. Aqui, alguém poderia fazer algum shopping, casas para gente rica. Foi muita conversa com a Caixa, movimentos sociais, com o dono do estabelecimento”, disse o governador.

cdj4O secretário de Cidades, Ivo Gomes, reforçou o objetivo do Governo do Estado de garantir moradia digna para o maior número de pessoas possível. “Há 15 dias nós inauguramos outro empreendimento e quero dizer que a alegria de vocês, somadas, não se compara a de nós que estamos aqui fazendo essa entrega. Quero parabenizar o governador Camilo Santana, que tocou esse projeto quando ainda era secretário de Cidades. Daqui um mês vamos entregar mais 368 que seriam entregues apenas no fim do ano”, disse.

Estiveram também presentes na solenidade o secretário-chefe do Gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista; o secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; a secretária da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública do Estado, Socorro França; o secretário da Assessoria Especial de Acolhimento dos Movimentos Sociais, Acrísio Sena; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho; o superintendente Regional da Caixa, Paulo Leonel Menezes, entre outros.

Emoção e sonho realizado

cdj07 Uma das beneficiadas foi a aposentada Maria de Fátima, conhecida como “Florzinha”, que recebeu das mãos do governador a chave do apartamento no Residencial Cidade Jardim. Ela relembra a vida difícil que levava antes dessa conquista. “Estou muito feliz. Eu morava em um asilo, sofri muito, dormia no chão, passei fome, sede. Depois, um amigo arrumou uma casinha para mim, ele pagava o aluguel. Hoje realizo um sonho muito grande, pois ganhei a minha casa. Eu desejo que o Camilo Santana seja sempre esse homem maravilhoso que é e que Deus dê a ele muitos anos de vida”, disse ela.

A alegria é compartilhada pelo casal Hélio Barbosa, aposentado, e Francisca Costa Rodrigues, doméstica, que já começaram a levar as malas e mobílias para o novo lar. “Estou me sentindo maravilhado. Um lar todo novinho, todo bonitinho, bem estruturado, para nós é uma benção de Deus. Só tenho a elogiar o Governo do Estado, a Prefeitura, o pessoal da Caixa, muita gente que trabalhou por isso e merece o nosso respeito. Morávamos em um lugar apertado, e receber um lugar desse de ‘mão beijada’, não tenho palavras”, disse o senhor Hélio. “É um sonho realizado, Agradeço a Deus pois as portas que Ele abre, não se fecham. Estou muito feliz por ter uma casa linda dessa, de primeiro mundo”, comemora a dona Francisca.

Residencial Cidade Jardim

Esta foi a entrega da segunda etapa do módulo 2 do residencial, que possui 1.128 unidades, das quais 400 foram entregues em fevereiro deste ano e 368 estão previstas para entrega no próximo mês de agosto. O residencial é composto de 5.536 unidades e tem como agente financeiro a Caixa Econômica Federal (CEF). No total, foram investidos R$ 347 milhões do Governo Federal, com aporte de R$ 26 milhões do Governo do Estado.

As 400 famílias beneficiadas já receberam os seus imóveis com toda a infraestrutura de água e esgoto. As famílias beneficiadas nessa entrega são provenientes de ocupações no Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI-Aerolândial-Lagamar), de reassentamento de obras do VLT de Fortaleza e de entidades credenciadas no Ministério das Cidades.

Destinado a famílias com renda mensal de até três salários mínimos, o Residencial Cidade Jardim beneficiará mais de 22 mil cearenses. Cerca de 1.200 famílias já estão morando no empreendimento. A expectativa é que, até o final do ano, mais 500 unidades habitacionais sejam entregues à população.

27.06.2015

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

Giselle Dutra