No aniversário de Cego Aderaldo, Secult visitou Memorial em Quixadá

24 de junho de 2015

Esta quarta-feira, 24 de junho, marca 137 anos desde o nascimento de Aderaldo Ferreira de Araújo, o Cego Aderaldo, uma das maiores expressões da cultura popular nordestina. A data foi celebrada em visita do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, e da equipe da Secretaria ao Memorial Cego Aderaldo, localizado em Quixadá. Com reforma e restauro já concluídos pelo Governo do Estado com investimento de R$ 475 mil, o Memorial será o primeiro equipamento da Secult no Interior do Estado e o primeiro dos quatro centros culturais a serem implementados no Interior, conforme compromisso do programa de governo da gestão Camilo Santana.

Na manhã desta quarta, no próprio Memorial, situado na Rua Pascoal Crispino, 167, em frente à Praça José de Barros, espaço referencial para Quixadá, o secretário debateu com a comunidade quixadaense o conceito, a utilização e o modelo de gestão do novo equipamento, recebendo sugestões dos cidadãos para o novo espaço cultural de referência nos Sertões de Quixeramobim.

Rsecult2“A partir desse debate com a população em geral e as entidades culturais de Quixadá e da região, vamos definir de forma democrática e participativa qual será o conceito do Memorial Cego Aderaldo, bem como a sua utilização prioritária e o seu modelo de gestão. A partir dessas definições, vamos equipar e montar o Memorial e colocá-lo em pleno funcionamento dentro de um prazo de 90 dias”, destacou o secretário Guilherme Sampaio, durante o debate, que lotou o auditório montado em uma das salas do Memorial e contou com a participação de autoridades como a deputada estadual Rachel Marques, o prefeito de Quixadá, João Hudson, o ex-prefeito e ex-deputado federal Ilário marques, o presidente da Fundação Cultural de Quixadá, Marcio Aurélio e vereadores de Quixadá e de Quixeramobim, a secretária executiva da Secult, Ana Maria Fontenele, além de representantes de entidades como a Associação dos Filhos e Amigos de Quixadá (AFAQ) e a Academia Quixadaense de Letras (AQL).

“Queremos acima de tudo ouvir o que Quixadá e a região esperam que seja o Memorial Cego Aderaldo. Por isso essa visita, que é também a afirmação de um método determinado pelo governador Camilo Santana, de presença forte das políticas de cultura e da Secult no Interior e de abertura permanente ao diálogo”, ressaltou o secretário Guilherme Sampaio, agradecendo pela presença numerosa de interessados em debater o conceito e as atividades do Memorial Cego Aderaldo.

“Nossa vinda a Quixadá, nesta data marcante em que se celebra Cego Aderaldo, concretiza oficialmente o reconhecimento do Estado a tudo que representam a arte e a cultura popular do nosso Estado, as expressões e o talento do nosso povo”, enfatizou Guilherme, que ainda nesta quarta-feira, dentro da programação de atividades da Secult na região, participa, na Faculdade Católica Rainha do Sertão, às 15h, de reunião com secretários de Cultura dos 14 municípios dos Sertões de Quixeramobim e promove a partir das 17h, também na Faculdade, mais uma edição do “Diálogos Culturais”, programa de debate permanente da Secult com artistas, produtores, gestores culturais, professores, estudantes, articulados culturais e todos os interessados em contribuir com a política cultural do Estado, apresentando sugestões e demandas diretamente ao secretário da Cultura do Ceará.

Participarão da reunião e do debate nesta tarde gestores culturais e artistas, produtores e demais interessados de Banabuiú, Choró, Dep. Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Milhã, Mombaça, Piquet Carneiro, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole. Os encontros desta quarta-feira se somam às várias reuniões já realizadas pelo secretário Guilherme Sampaio com secretários municipais de Cultura, na sede da Secult em Fortaleza e também nos municípios, como forma de fortalecer a parceria entre as secretarias municipais e estadual e a integração no Sistema Estadual de Cultura.

Novo programa de circulação

O secretário Guilherme Sampaio também destacou ações da Secretaria em benefício da região, como os projetos de proponentes locais aprovados nos três editais lançados pela Secult em 2015 (Carnaval do Ceará, Ceará da Paixão e Ceará Junino) e divulgou que no segundo semestre deste ano terá início um novo e amplo programa de circulação de espetáculos, o “Circula Ceará”, com investimento de R$ 2,5 milhões e até 2 mil artistas circulando por 40 municípios, sendo Quixadá um dos municípios-polo.

Os “Diálogos Culturais” já foram realizados presencialmente nos municípios do Crato e de Fortaleza, além de abrangerem a transmissão online de várias reuniões promovidas com artistas, produtores, proponentes de projetos culturais, comunidade em geral, na sede da Secult. Trata-se de um programa permanente, de promoção de diálogo direto entre a Secult e os cidadãos, tanto de forma presencial quanto através da Internet, cumprindo as diretrizes de democratização e participação, definidas na política cultural do Estado.

Mais presença no Interior

“É tempo de afirmação da cultura como maior riqueza do nosso povo e base do projeto de desenvolvimento do Estado. Convidamos todos os envolvidos com a produção cultural, os militantes da área e todos da região dos Sertões de Quixeramobim que se interessam pelo tema participem deste momento de diálogo e construção “, afirma o secretário Guilherme Sampaio, convidando todos a tomar parte nos “Diálogos Culturais” em Quixadá.

Segundo o secretário, a nova edição do “Diálogos Culturais” nos Sertões de Quixeramobim é mais uma demonstração prática e simbólica de um dos compromissos da Secult para os próximos quatro anos: ampliar ações e recursos no Interior. “Esse compromisso está expresso no plano de governo, definido pelo governador Camilo Santana após amplo debate com vários setores da sociedade, e norteará as políticas e ações da Secult, de várias formas. As atividades desta quarta-feira em Quixadá se somam a esse movimento, que inclui compromissos como a construção, no Interior, de quatro centros culturais e de 13 escolas profissionalizantes de caráter cultural”, detalha Guilherme Sampaio.

Compromissos e diretrizes

Entre outros compromissos destacados pelo secretário estão a ampliação gradativa do orçamento da Secult, com a meta de chegar ao equivalente a 1,5% do orçamento do Governo do Estado em 2018, a realização do primeiro concurso público da história da Secretaria. Entre as metas que já foram atingidas estão a retomada das atividades do Cineteatro São Luiz e o início das obras de reforma geral da Biblioteca Pública Menezes Pimentel, com a abertura de um novo local para funcionamento da Biblioteca (o Espaço Estação, no Centro de Fortaleza), enquanto acontecem as obras de reforma do prédio original.

A afirmação da riqueza da cultura cearense e a conscientização quanto a seu potencial estratégico para o desenvolvimento do Estado também são diretrizes para a gestão, assim como o objetivo de manter permanente diálogo com todos os setores capazes de contribuir, de forma conjunta, para fortalecimento das políticas e ações.

SERVIÇO:

Diálogos Culturais da Secult – Região dos Sertões de Quixeramobim

Quarta-feira, 24/6, em Quixadá

9h – Visita e vistoria ao Memorial Cego Aderaldo (Rua Pascoal Crispino, 167, Praça José de Barros, Centro). Seguida de debate com artistas, instituições culturais da região e comunidade em geral sobre o conceito e o modelo de gestão do equipamento.

15h – Reunião do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, com secretários de Cultura e gestores culturais dos municípios dos Sertões dos Inhamúns. Na Faculdade Católica Rainha do Sertão (Rua Juvêncio Alves, 660, Centro), Auditório Rachel de Queiroz.

17h – Diálogos Culturais – Sertões de Quixeramobim. Roda de conversa do secretário Guilherme Sampaio com artistas, produtores, gestores culturais, professores, articuladores e população em geral, sobre a política cultural do Estado. Na Faculdade Católica Rainha do Sertão (Rua Juvêncio Alves, 660, Centro), Auditório Rachel de Queiroz.

Entrada franca em todas as atividades.

Informações:  Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult – (85) 3101-6763 ou 6795 /  (88) 9946-4244 / (85) 8584-0000.

www.secult.ce.gov.br /  codac@secult.ce.gov.br .

24.06.2015

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda ( secultmkt@gmail.com )
85 3101.6761 / 8699.6524 / 8829.8222

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898