Grupo é formado para viabilizar parcerias com as Unidades de Conservação do Cariri

24 de junho de 2015 - 18:02

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, aprovou na manhã de hoje, quarta-feira (24) a criação de um Grupo de Trabalho para estudar a cooperação na gestão das Unidades de Conservação do Cariri. Ele defende que a gestão deve ser integrada e participativa, de forma a compatibilizar a biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional.

O Crato dos calcários, a Barbalha com aremitos e Santana do Cariri com área fossilífera, tudo isso se soma ao GeoparkAraripe, em seus nove sítios, que envolvem também os municípios de: Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Missão Velha. A Sema administra 23 Unidades de Conservação e a Urca, segundo o Decreto Estadual nº 28.506 de 01 de dezembro de 2006 (DOE 14/12/2006), outros quatro Monumentos Naturais: Ponta da Santa Cruz, Sítio Cana Brava, Riacho do Meio e Cachoeira do rio Batateira.

O debate envolve a questão da Urca passar a gestão dessas UCs para a Sema ou se continua apenas dando-lhe apoio. O GeoPark Araripe foi o primeiro geoparque das Américas e hemisfério sul reconhecido pela GGN (Global Geoparks Network).O território desse geoparque brasileiro, patrimônio da humanidade, totaliza uma área de 3.441 km².

A reunião no período da manhã foi com a orientadora de Célula do Parque Sítio Fundão, Rose Mary, com o reitor eleito da Universidade Regional do Cariri – Urca, Patrício Melo, Paulo Maia, representante do ICMBio, Marcos Torres, secretário adjunto do Meio Ambiente de Barbalha e Weber Andrade, da Aquasis. Á tarde, a reunião teve o mesmo objetivo de firmar parcerias com Maurício Teles e o vice-reitor Ricardo Ness, representantes da Universidade Federal do Cariri – UFCA.

24.06.2015

Elizabeth Rebouças