Limpeza de aguapés no Cocó será semestral

23 de junho de 2015 - 20:04

O espelho d’água do rio Cocó volta a ser visto, no trecho que vai da avenida Murilo Borges até a foz do rio, no Caça e Pesca, e mais do que isso, retornaram as condições de navegabilidade, nesses 6km. Após dois meses de limpeza, a secretaria do Meio Ambiente, Sema, anunciou durante a entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã de hoje, no Centro de Referência do Cocó, que foram retiradas 150 toneladas de aguapés, capim braqueário e lixo jogado pela população como: arcabouço de televisão, sofá, capacetes e vasos sanitários. A primeira etapa desse trabalho foi concluída na sexta-feira, 19/06 e a orientação do secretário Artur Bruno é que essa limpeza seja semestral.

O secretário Artur Bruno fez um apanhado geral das ações previstas para o Cocó, desde a determinação do governador Camilo Santana de promover a legalização do parque, determinando o prazo até o fim deste ano, até as discussões sobre como fazer a retirada dos gatos que moram naquele espaço, passando pelos planos de melhoria. Todo esse esforço está contido no pacto pelo Cocó, cujas ações visam garantir a vida do rio e a segurança das pessoas que frequentam essa unidade de conservação.

O assessor especial, Leonardo Borralho mostrou como se desenvolveu o trabalho de limpeza, com imagens do rio antes e o depois. O trecho em foco com fotografias de 2011 tinha já a vegetação tão compacta e extensa que quase não se notava a água embaixo.

Na coletiva, o Secretário avisou que amanhã, a Sema e a Semace acompanharão uma equipe do Ministério Público, Caomace, que identificará de onde são provenientes os focos de poluição ao longo do rio, desde o seu nascimento, na Serra da Aratanha. Além da poluição advinda de esgotos residenciais e de empresas, o clima quente da Capital são os principais responsáveis pelo acúmulo das plantas sobre o rio. O gerente do Parque, Paulo Lira explicou que ficou surpreendido com o trabalho, e que agora está desenvolvendo um mutirão de podas e em breve será ampliado o calçadão do Cocó. Um sonho, torná-lo balneável.

A limpeza emergencial no rio Cocó só aconteceu devido a parceria com a Cogerh, DER, Seinfra, Semace, BPMA, Defesa Civil, Emlurb e Seinf.

23.06.2015

Elizabeth Rebouças